A d&b Audiotechnik adicionou à sua série xS os modelos 24S e 24S-D, concebidos para instalação permanente em infraestruturas como discotecas, espaços de performance ao vivo, e locais de culto, bem como centros polivalentes e pavilhões desportivos.
Os novos modelos representam um upgrade de performance dos sistemas de som de instalação permanente da d&b, e similarmente à série conjugável xA ambos incluem uma grade frontal redesenhada.
“Os modelos 24S, 24S-D e 21S-SUB foram concebidos para instalar e não pensar mais no assunto. Estão à altura das exigências diárias da instalação permanente com o mínimo de complicação e o máximo de fidelidade,” explica Wolfgang Schulz, product manager da d&b.
Diferindo apenas na dispersão horizontal, com 75º x 45º e 110º x 45º, respectivamente, os modelos 24S e 24S-D possuem dois drivers de baixa frequência de 12 polegadas num arranjo dipolar, e uma única corneta montada num driver de pressão de 1,4 polegadas. Esta corneta de alta frequência é rotativa, o que significa que estes modelos podem ser montados vertical ou horizontalmente. Ao separar os drivers de baixa frequência consegue-se um controlo direccional constante no mesmo plano do dipolo até aproximadamente 500Hz. O resultado é uma solução potente numa única caixa, que evita a transmissão de energia para o campo reverberante e potencia um aumento de gain-before-feedback ao trabalhar com microfones. Os modelos 24S e 24S-D têm uma resposta em frequência de 55Hz a 18kHz, adequado a uma variedade de aplicações de resposta ampla.
A nova 21S-SUB oferece suporte adicional nas baixas frequências. Com um único driver de 21 polegadas num sistema bass-reflex, o 21S-SUB pode ser operado em modo standard, para produzir uma resposta em frequência de 35 Hz a 105 Hz, ou complementarmente a outros subwoofers em modo INFRA, estendendo a performance de baixa frequência para 33Hz, com um limite máximo de 85Hz.
Em conjunto com o amplificador 30D, os modelos 24S, 24S-D e 21S-SUB produzem uma pressão sonora de 130 dB, 137 dB e 134 dB, respectivamente, e servem como alternativa a pequenos line array. A versatilidade do sistema torna-o ideal para situações em que a altura do teto e o número de canais de amplificação tornem inadequado o uso de um line array.
Ambos os modelos admitem uma potência de até 2000W. |