A Impresa, um dos maiores grupos de comunicação social do país, implementou uma solução de eficiência energética da Schneider Electric graças à qual já conseguiu cortar um quinto da sua fatura energética associada à computação
Em 2018, a propósito da mudança da estação televisiva SIC para as novas instalações em Paço de Arcos, o Grupo Impresa enfrentava vários desafios relacionados com a expansão das suas instalações e do seu novo data center, nomeadamente a gestão da quantidade superior de dados que seria gerada, bem como a necessidade de garantir a continuidade do negócio. Procuravam uma solução que permitisse garantir o serviço 24/7, sem interrupções, e que ao mesmo tempo assegurasse poupanças em termos de consumo e custos energéticos. Com vista a enfrentar e ultrapassar estes desafios, o Grupo Impresa escolheu a Schneider Electric para fornecer uma solução integrada para a gestão do edifício e do Data Center, tendo assinado com a empresa um contrato de manutenção para os equipamentos de fornecimento de energia ininterrupta (UPS) e de arrefecimento de ar (InRows), tendo ainda implementado a solução Smart Panels. Graças a esta solução abrangente proporcionada pela Schneider Electric, o Grupo Impresa dispõe agora de variadas vantagens, nomeadamente o acesso a uma linha de suporte técnico, para dar resposta a pedidos de manutenção corretiva ou de emergência, incluindo serviços de expedição e de coordenação de ocorrências, garantindo o funcionamento ininterrupto das suas operações, 24/7. O Grupo Impresa implementou também a solução Smart Panels da Schneider Electric, que identifica sobrecargas e ineficiências de forma proativa e elimina os alarmes ambíguos. Esta solução de gestão de distribuição elétrica permite a comunicação direta e em tempo real dos equipamentos elétricos, exibindo os dados no computador, smartphone ou tablet e oferecendo uma perspetiva global do sistema elétrico, para apoiar na tomada de decisões e, assim, melhorar a eficiência operacional. “Desde que estamos nas nossas novas instalações, poupamos 20% na fatura energética. Escolhemos a Schneider Electric como parceiro tecnológico devido à experiência passada com equipamentos da empresa, que consideramos de elevada fiabilidade”, adiantou António Torres Pereira, Diretor de Património, Risco e Sustentabilidade do Grupo Impresa. “Com as soluções que agora implementámos, conseguimos fazer a gestão da energia diretamente integrada no edifício e garantimos a o correto funcionamento das nossas operações. A assinatura do contrato de manutenção assegurou-nos a continuidade de negócio que procurávamos, reduzindo as falhas e o tempo de inatividade. Por outro lado, um outro benefício pessoal e da equipa que lidero é a tranquilidade com o equipamento”. Alguns dos resultados obtidos pelo Grupo Impresa após a assinatura do contrato de manutenção e a implementação das soluções da Schneider Electric incluem:
“A Schneider Electric tem muito orgulho em poder dizer que apoiou neste projeto o Grupo Impresa, sem dúvida uma instituição de peso em Portugal, em diversas vertentes”, afirmou Rita Lourenço, Key Account Manager, Schneider Electric Portugal. “Esperamos poder continuar a apoiar a Impresa nos seus futuros projetos, tanto em equipamentos como em manutenção, garantindo ainda mais poupanças energéticas e fiabilidade na prestação de serviços”. |