Apresentada no âmbito do evento REBUILD 2024, a colaboração entre ambas as empresas permite que a aplicação Wiser Home faça agora a gestão eficiente dos sistemas mais procurados numa casa, os de aquecimento e arrefecimento, através de bombas de calor.
A Schneider Electric amplia a compatibilidade da sua oferta graças à parceria com a Airzone, empresa de gestão do ar em edifícios e vivendas residenciais, que tem vindo a crescer rapidamente na indústria. Apresentada no âmbito do evento REBUILD 2024, a colaboração entre ambas as empresas permite que a aplicação Wiser Home faça agora a gestão eficiente dos sistemas mais procurados numa casa, os de aquecimento e arrefecimento, através de bombas de calor. No contexto atual de aumento dos preços da energia, reduzir o consumo mantendo o poder de compra é possível com soluções simples e que não implicam grandes investimentos, como esta.
O ecossistema WiserNeste sentido, a Schneider Electric desenvolveu o Wiser, a solução conectada que permite aos utilizadores controlar melhor o seu consumo de eletricidade, otimizando ao mesmo tempo o seu conforto. Através de uma única aplicação, a Wiser Home, os utilizadores podem controlar as principais funcionalidades da casa, como aquecimento, iluminação, carregamento de VE, tomadas inteligentes e, agora, também as bombas de calor. O conforto dos ocupantes é maximizado graças às numerosas funcionalidades oferecidas pelo Wiser, como o controlo por divisões, os modos inteligentes, as funções de automação, a programação de horários e a criação de cenários. O sistema também permite controlar o consumo dos equipamentos e enviar alertas em caso de problemas, como o consumo excessivo, para que se possa agir em conformidade. Permite ainda aproveitar o excedente de produção de um sistema fotovoltaico para carregar outros equipamentos, como as bombas de calor ou os VE.
Uma parceria sinergéticaA oferta Wiser está cada vez mais enriquecida, oferecendo aos utilizadores cada vez mais serviços e uma gestão completa da energia doméstica através da conectividade. Graças a esta parceria, a Schneider Electric completa o seu ecossistema para casas conectadas tornando-o compatível com os sistemas de aquecimento e aquecimento por zonas, bem como com o controlo individual de uma máquina de ar condicionado e/ou Fancoil. Os sistemas por zonas da Airzone oferecem conforto e poupança graças a um controlo preciso da temperatura de cada divisão da casa por condutas, e também máxima eficiência através de algoritmos que otimizam a utilização de energia – como por exemplo o aproveitamento da inércia na utilização de elementos em combinação com elementos de convecção, como os fancoils ou inversores de ar. Tudo isto é possível através do sistema Flexa 4.0 e dos termóstatos Airzone, que foram integrados na aplicação Wiser Home para o controlo global da casa numa única aplicação. O controlo individual de uma máquina de Split e/ou Fancoil também é possível com o Wiser, graças à solução Aidoo PRO da Airzone. Através de protocolos de comunicação aprovados por mais de 90% dos fabricantes, esta permite o controlo bidirecional dos splits de ar, bem como de todos os tipos de Fancoils. Ao mesmo tempo, o Wiser melhora consideravelmente a funcionalidade e o desempenho da solução Airzone, especialmente no que toca a cenários personalizados, controlo inteligente do consumo de energia e otimização da produção. O resultado é um sistema tudo em um: aquecimento e arrefecimento precisos, ventilação inteligente, desumidificação eficiente e controlo otimizado – e tudo numa mesma aplicação.
A bomba de calor, uma alternativa à caldeira tradicionalVários fatores, como a intensificação da crise climática e energética ou a implementação da RE2020, que proíbe a instalação de caldeiras a gás em novas construções, estão a incentivar a instalação de bombas de calor. A bomba de calor extrai calor do ambiente e gera energia limpa e renovável; uma solução interessante para enfrentar os desafios ambientais. Para além do conforto durante todo o ano, a bomba de calor também garante poupanças energéticas significativas a longo prazo. É uma verdadeira solução para o futuro – atualmente, 50% das habitações novas estão equipadas com bombas de calor, e daqui a 10 anos este número deve aumentar para 90%. |