EDIFÍCIOS
Sennheiser fornece um dos maiores sistemas de conferência e tradução wireless do Médio Oriente

Sennheiser fornece um dos maiores sistemas de conferência e tradução wireless do Médio Oriente

O Sheraton Doha – icónico hotel de cinco estrelas situado na capital do Qatar – inaugurou recentemente aquele que diz ser um dos maiores e mais complexos sistemas de áudio sem fios em toda a região do Médio Oriente: este projeto, que foi conduzido pelo DOUMMAR Group com equipamentos da alemã Sennheiser, deverá garantir que os clientes do referido hotel têm a melhor qualidade possível em termos de infraestruturas para diversos géneros de eventos

Esber Nasrallah – o diretor de operações da Q2 Advanced Technology Contracting LLC, subsidiária do DOUMMAR Group que foi responsável pela renovação dos equipamentos de AV do hotel – declarou que “o Sheraton Doha não olhou a despesas” na instalação do novo sistema e que todos os componentes deste são “topo de gama”. A decisão de utilizar soluções wireless visou sobretudo obter a máxima flexibilidade em termos de mobilidade, portabilidade, e escala: o hotel queria ter a capacidade para poder acrescentar ou remover microfones e recetores sem grande esforço ao longo das suas doze salas de conferências, respondendo às exigências dos seus clientes.

Para além do desafio de acomodar mais de 200 canais no espetro de UHF sem problemas de intermodulação ou de interferências, a equipa de instalação teve também de convencer a autoridade reguladora do Qatar que não iria operar em determinadas bandas restritas. O meticuloso planeamento necessário ao cumprimento dessas normas foi auxiliado por um software especializado, o designado Sennheiser Intermodulation Frequency Management (SIFM), que permitiu à equipa definir os leques de frequências e obter um plano detalhado das mesmas para todo o edifício. O facto de não haver uma sobreposição das frequências dos canais usados permite que o pessoal do hotel possa mover livremente os transmissores sem riscos de intermodulação ou interferência. Já os exigentes requisitos de segurança da rede sem fios foram cumpridos graças à combinação de uma tecnologia de codificação de sinais patenteada pela Sennheiser, e de uma encriptação AES 128-bits normalmente usada na indústria.

Entre os equipamentos adquiridos para este projeto contam-se 120 microfones Sennheiser 3000/5000 Series com cápsulas Neumann KK-105 (combinação que é utilizada por vários dos mais famosos artistas a nível global), 400 unidades delegadas wireless ADN-W para os sistemas de conferência portáteis, e ainda 4000 recetores HDE-2020 e 21 transmissores SR 2020 da Sennheiser para os sistemas de tradução (encomendas que são respetivamente a maior e a segunda maior alguma vez feitas à companhia para infraestruturas deste tipo). Segundo as companhias envolvidas o planeamento, o comissionamento, e o teste de todos os sistemas foi levado a cabo em apenas cinco meses – um feito notável que foi alcançado com a visita de especialistas vindos da sede da Sennheiser na Alemanha. A infraestrutura já está a ser usada diariamente, não tendo ainda sido reportados quaisquer problemas.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.