O certificado BREEAM in-Use, o qual atesta o nível de desempenho dos edifícios em termos da sua sustentabilidade em operação, é resultado de uma série de medidas identificadas com o apoio da Átomo Capital Partners, player de relevo no setor da energia renovável e sustentabilidade.
As Torres G e E, localizadas no Centro Empresarial Torres de Lisboa e geridas pela SOUTH, obtiveram recentemente a certificação BREEAM International In-Use: Commercial Version 6, concedida pela prestigiada instituição britânica Building Research Establishment (BRE). O certificado BREEAM in-Use, o qual atesta o nível de desempenho dos edifícios em termos da sua sustentabilidade em operação, é resultado de uma série de medidas identificadas com o apoio da Átomo Capital Partners, player de relevo no setor da energia renovável e sustentabilidade. O compromisso do proprietário representado pela SOUTH com as boas práticas de desempenho operacional das Torres G e E está refletido nas diversas melhorias implementadas nesses ativos, valorizadas no âmbito da certificação BREEAM. Entre essas medidas salienta-se a otimização da eficiência hídrica dos equipamentos instalados, a modernização das unidades de tratamento de ar, a substituição das caldeiras de aquecimento e a conversão integral da iluminação para tecnologia LED. O nível de desempenho BREEAM VERY GOOD é muito meritório, especialmente considerando a idade e o uso intensivo dos ativos. A certificação obtida posiciona as Torres G e E na linha da frente dos espaços de escritórios da capital, tornando-os elegíveis para albergar empresas com requisitos elevados de sustentabilidade corporativa. “A SOUTHCAP com a assessoria e acompanhamento da Átomo Capital Partners obteve para os seus ativos do complexo Torres de Lisboa – Torre G e E a classificação de very good da certificação BREEAM In -Use International Commercial. O BREEAM vai permitir à Southcap valorizar a sua carteira de ativos e torná-los mais competitivos de acordo com as melhores práticas de construção e operação de edifício sustentáveis. Esta parceria entre a Átomo e South resulta num modelo nesta área em constante evolução e traduz a preocupação crescente da South em assegurar uma gestão sustentável com a criação de ambientes mais saudáveis,” comenta a SOUTHCAP no que diz respeito a esta parceria. “A Átomo apoia os clientes na obtenção das certificações de sustentabilidade mais reconhecidas no mercado. Temos internamente uma equipa técnica com a capacidade de aplicar qualquer referencial de certificação tanto em fase de projeto e construção como em fase de operação” explica Miguel Subtil, Managing Director da Átomo Capital Partners. “A nossa equipa conta com técnicos acreditados para certificar qualquer variante dos frameworks LEED /BREEAM e WELL, o que nos permite aconselhar e sugerir aos nossos clientes as estratégias de certificação a adotar que melhor se coadunam com os seus interesses. O nosso acompanhamento é individual e altamente personalizado, de forma a concretizarmos a melhor resposta possível para cada caso concreto”.
As certificações de sustentabilidade desempenham um papel importante no setor imobiliário ao minimizar o impacto ambiental. Apesar da certificação energética de edifícios fornecer informações importantes sobre a eficiência energética e certos benefícios financeiros que podem advir, estas certidões vão além disso, ao abordarem aspetos cruciais como a saúde dos ocupantes, poluição, transporte, eficiência hídrica e gestão de resíduos. As certificações sustentáveis são voluntárias e não substituem a certificação energética. “Pela urgência de mudança e preocupação ambiental crescente, faz todo o sentido aplicar referenciais de sustentabilidade, que promovam uma gestão e operação mais eficiente dos ativos, trazendo igualmente benefícios para os proprietários ao favorecerem a sua performance a nível de eficiência e redução de custos operacionais” afirma Miguel Subtil. A Átomo Capital Partners, que recentemente subscreveu a Carta de Princípios do BCSD Portugal, reconhece a urgência da descarbonização, procurando com os seus serviços na área de Real Estate Sustainability contribuir para a redução das emissões de carbono e fomentar boas práticas na concepção, construção e operação de activos, identificando aspetos de melhoria que permitam que se tornem mais eficientes e, por consequência, mais sustentáveis. |