A Fertagus, a Via Verde Portugal e a Novabase uniram esforços para criar uma solução que permite aos passageiros do comboio da Ponte 25 de Abril viajar usando apenas o telemóvel para o efeito.
Utilizando a realidade operacional da Fertagus, as competências tecnológicas da Novabase e a experiência da Via Verde na cobrança eletrónica, em parceria com a SIBS, a solução desenvolvida baseia-se numa app Via Verde para smartphones com sistemas operativos Android ou iOS. Hoje é o lançamento do projeto piloto da app, sendo expetável que o produto esteja disponível no início de 2017.
O cliente deverá utilizar a app para se registar e poder utilizar o serviço da Fertagus, criando ou utilizando com esse fim a sua conta Via Verde Mobilidade.
Para viajar, o cliente terá de efetuar um check in no local da sua partida e, quando terminar, realizar o check out na chegada. O sistema, assente numa lógica Smart-Pay-As-You-Go, calcula automaticamente a tarifa mais vantajosa, de acordo com o percurso que o cliente efetuou. Com o aumento das utilizações, o sistema irá proporcionar descontos nas viagens efetuadas, resultante das otimizações tarifárias. No período de um mês, caso ultrapasse um determinado número de viagens, o cliente passará a viajar gratuitamente nessa origem/destino, como se de um passe se tratasse. As viagens efetuadas serão assim cobradas após a utilização e à melhor tarifa, através da conta Via Verde Mobilidade.
Com este projeto a Fertagus pretende melhorar a experiência de utilização do transporte público, simplificando o planeamento, a compra de viagens e a interação com o operador de transportes. Ao mesmo tempo assegura o controlo de custos ao passageiro, proporcionando-lhe a tarifa mais adequada, face à sua necessidade específica de deslocação.
Outra das vantagens da app será poder vir a gerir as viagens das famílias, permitindo, através da conta da Via Verde Mobilidade, a utilização de contas associadas, nomeadamente dos filhos.
Esta aplicação permitirá ainda, no futuro, o planeamento da viagem, sendo possível o cliente identificar através da aplicação, o ponto de origem e destino e quais as opções de transporte público existente, disponíveis e os respetivos horários, dando-lhe a oportunidade de escolher em função do preço e do tempo de percurso. Esta funcionalidade melhora significativamente a informação ao cliente e a facilidade e conveniência de utilização dos serviços de transporte público. |