A Repsol e a Microsoft vão desenvolver, em conjunto, novas soluções digitais baseadas em inteligência artificial para acelerar da transformação digital da empresa multienergética e a transição energética globa
A Repsol e a Microsoft renovaram o seu acordo de colaboração estratégica centrado no acelerar da transformação digital da empresa multienergética e a transição energética global. As duas empresas vão desenvolver, em conjunto, novas soluções digitais baseadas em inteligência artificial. Além disso, como parte desta aliança a longo prazo, a Repsol vai fornecer energia renovável à Microsoft para as suas operações na Europa. Assim, a Repsol ampliará o uso das soluções na nuvem da Microsoft para potenciar as suas operações, incluindo uma nova aposta na plataforma Azure. Nas palavras do presidente-executivo da Repsol, Josu Jon Imaz, “não há dúvida de que o alargar desta colaboração e o fornecimento de energia renovável reafirmam a visão que ambas as empresas partilham sobre sustentabilidade e sobre como a digitalização tem transformado o setor energético”. Graças a esta colaboração, equipas de ambas as empresas vão partilhar a sua ampla experiência no setor energético e em tecnologias digitais para explorar novas possibilidades de desenvolvimento que ajudem a acelerar a transformação da indústria, utilizando a inteligência artificial, a Internet das Coisas e o edge computing. As áreas de interesse para ambas as empresas incluem o uso de tecnologias disruptivas em sistemas autónomos e em operações eficientes, sistemas de melhoria de produtividade e de segurança para os colaboradores e o impulso no desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis, como a utilização de biocombustíveis avançados e o armazenamento energético, entre outras.
A Repsol vai fornecer energia eólica e solar fotovoltaica à Microsoft para as suas operações na Europa, como parte deste acordo a longo prazo. As duas empresas partilham a mesma ambição nos seus objetivos de redução de emissões. A Microsoft anunciou que vai obter 100% do seu fornecimento energético a partir de energias renováveis em 2025, enquanto a Repsol, que foi a primeira empresa do setor a anunciar o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica em 2050, tem como meta situar a sua capacidade de geração renovável em 7,5 GW em 2025 e em 15 GW em 2030. "Hoje em dia, o mundo enfrenta uma crise climática e temos a oportunidade de ajudar o setor energético, colocando à sua disposição os avanços da tecnologia digital na transição rumo a um futuro mais sustentável", disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. "A nossa colaboração com a Repsol junta a liderança da empresa em energias renováveis com a potência da Azure, Microsoft 365 e Power Platform para acelerar a transformação digital da Repsol e reduzir a pegada de carbono". Adicionalmente, como parte da sua estratégia da nuvem híbrida e do seu extenso Programa de Digitalização, a Repsol ampliou a utilização de soluções na nuvem da Microsoft e voltou a apostar na Microsoft Azure. A multienergética também está a ampliar o uso do Microsoft 365 e Microsoft Teams como ferramentas para incrementar a colaboração, a comunicação e a produtividade dos seus colaboradores, assim como o uso de Power Platform para o desenvolvimento de aplicações de baixo código e a automatização de processos por parte dos utilizadores de forma autónoma. A proliferação destas tecnologias na Repsol ajudará a empresa a avançar no seu Plano Estratégico 2021-2025 e a acelerar o seu Programa de Digitalização como elemento fundamental da sua transformação como empresa, através do qual prevê um impacto positivo de mais de 800 milhões de euros em 2022. O anúncio baseia-se no progresso que a Repsol e a Microsoft realizaram desde o início da sua colaboração em 2017. Através da sua aposta nas soluções na nuvem, ambas as empresas assentaram as bases para transformar as operações da Repsol, incluindo a tomada de decisões em tempo real através da análise de dados e do aumento da segurança operacional e dos colaboradores. A Repsol foi referida recentemente na publicação Microsoft Sustainability. Good for Business. Executive Playbook, onde a empresa foi reconhecida como líder no uso da tecnologia para avançar nos seus objetivos de sustentabilidade. |