A Minsait e a SP Energy Networks estão a desenvolver um projeto de inovação que visa criar uma solução que permita identificar o estado dos ativos e dispositivos dos clientes através do telemóvel e avaliar remotamente se o incidente é da responsabilidade da empresa de eletricidade
A Minsait, uma empresa da Indra, e SP Energy Networks (SPEN), a filial de distribuição e transmissão de eletricidade da Iberdrola no Reino Unido, estão a trabalhar em conjunto no iDentify, um projeto inovador que visa reduzir, graças à transformação digital, as viagens desnecessárias feitas pelos técnicos das empresas de eletricidade para responderem às notificações sobre incidentes e avaliar o estado dos equipamentos em casa e na área residencial dos seus clientes. É uma aplicação que facilita a identificação de elementos na rede, captando imagens através da câmara do telemóvel e o seu tratamento através de visão artificial para posterior envio da sua avaliação. Desta forma, a empresa de eletricidade recebe informações precisas que lhe permitem avaliar se o incidente é da sua responsabilidade ou de terceiros, a sua dimensão e o grau de deterioração do bem. Os avanços feitos até agora no projeto estimam que a utilização desta solução traria poupanças significativas nos custos de deslocação da SPEN, tendo em conta que 10.000 das 80.000 deslocações anuais da empresa poderiam ser evitadas. De acordo com dados fornecidos pela filial britânica da Iberdrola, o controlo da segurança doméstica desnecessários custaram £665,018.19 entre abril e setembro de 2019. Para além de reduzir os custos das deslocações, a identificação remota de dispositivos e equipamentos por parte dos responsáveis de manutenção das redes, ajudará a SPEN a recolher informações sobre a localização e obsolescência dos equipamentos ligados às suas redes e a atualizar automaticamente os seus inventários. Além disso, a análise do estado dos bens (fusíveis, painéis elétricos, disjuntores, estações de carregamento de veículos elétricos, entre outros) ajudará a SPEN a detetar áreas de elevada procura de energia e a conhecer antecipadamente o impacto no desempenho da rede a fim de definir as ações necessárias para manter a sua estabilidade e evitar sobrecargas. Outro benefício importante é a redução das emissões de Co2 para a atmosfera, associada ao trabalho de vigilância convencional levado a cabo pessoalmente pelas equipas técnicas. A solução pode ser utilizada tanto pelo cliente final - que acederá através de uma url enviada por sms - como para apoiar o trabalho de serviços contratados e do próprio pessoal da SPEN, que terá uma ferramenta eficaz para os ajudar a identificar ativos e a receber indicações para resolver operações de manutenção.
Criação de um standard industrialA SPEN e a Minsait colocarão a solução à disposição da ENA (Energy Networks Association), a associação que reúne todos os distribuidores no Reino Unido, com o objetivo de a tornar um standard industrial na digitalização dos processos de manutenção de ativos da rede. Após uma primeira fase, que incluiu a validação da tecnologia de identificação de objetos através do reconhecimento de um primeiro grupo de dispositivos e equipamentos localizados nas instalações da SPEN, ambas as empresas estão atualmente a trabalhar no desenvolvimento de uma aplicação, tanto para IOS como para Android, aplicável à identificação e recolha de informação de um grupo mais vasto de ativos da rede. O projeto iDentify é apoiado por uma subvenção da Network Innovation Allowance (NIA), uma iniciativa no âmbito do programa RIIO (Revenue = Incentives + Innovation + Outputs) do Office of Gas and Electricity Markets (Ofgem), que pretende assegurar que os distribuidores prestam um serviço seguro e fiável, fornecem uma boa relação qualidade/preço, maximizam o desempenho, operam eficientemente, inovam e garantem a estabilidade das suas redes para os clientes atuais e futuros. |