As duas estações de carregamento Implementadas pela consultora Nodos e a empresa de transportes Adif permitiram uma poupança de 5,8 toneladas de emissões de CO2 em 2019, com quase 500 recargas realizadas no seu primeiro ano de funcionamento
O contrato de teste formalizado entre a Adif e a Nodos em finais de 2018 visava o intercâmbio de dados, bem como o desenvolvimento da tecnologia necessária para captar a energia gerada na linha férrea como resultado da travagem dos comboios de forma a alimentar estações de carregamento de veículos elétricos. A empresa de energia Powen fez também parte do projeto, no contexto da comercialização destas infraestruturas. A primeira estação de recarga foi implementada em novembro de 2018 no estacionamento subterrâneo da estação María Zambrano, em Málaga; a segunda foi instalada na estação de Santander em março de 2019. Ao longo do ano de 2019, o fornecimento de energia dos dois pontos de recarga veio a crescer progressivamente, acabando o ano nos 6.7 megawatts/hora – com um total de 500 recargas –, fruto da crescente adesão à mobilidade elétrica. Destas recargas, 39% foram realizadas durante os meses de abril, agosto e dezembro, reforçando a importância de disponibilizar estas infraestruturas durante as épocas festivas e de férias, nas quais ocorre um maior deslocamento das pessoas. O acesso, reserva e pagamento destas estações de carregamento é feita através da aplicação de mobilidade Electromaps. |