Para edifícios públicos, por exemplo, como universidades e outras instituições de ensino, a transição para a cloud permite uma melhor gestão do consumo energético e dos ativos, mantendo a relação ótima entre custo e eficiência ao longo do ciclo de vida. Os principais benefícios oferecidos pela cloud são:
Segurança
As soluções cloud oferecem maior segurança e uma gestão mais robusta da infraestrutura de TI. Isto acontece porque os fornecedores de serviços cloud são extremamente focados na segurança, até porque tal é fundamental para o seu negócio. Estes constroem infraestruturas robustas, com elevados níveis de redundância e de disponibilidade e fiabilidade. Em muitos casos, por exemplo, são utilizados centros de dados redundantes em separado, geralmente geograficamente dispersos, com a cópia exata em cada local, de todos os dados e aplicações. Desta forma, é conseguido um elevado nível de proteção contra perdas de dados causadas por desastres naturais, falhas de energia e outros eventos imponderáveis, que podem afetar, por exemplo, a funcionalidade de campus universitários inteiros.
Tecnologia avançada
Regra geral, os fornecedores de soluções cloud oferecem também tecnologias e serviços mais sofisticados e inovadores do que aqueles disponibilizados em implementações tradicionais. Uma solução cloud de gestão de energia, por exemplo, oferece inúmeros benefícios:
-acesso imediato a atualizações e inovações que mantêm os sistemas e tecnologia em dia;
-interfaces de utilização simplificada que permitem acesso universal, em qualquer momento e lugar, a aplicações com elevado número de utilizadores e de acessos diários;
-colaboração em tempo real para colaboradores de múltiplas funções, instalações e regiões, através de fóruns de mensagem e acesso a documentos e informação armazenados numa central virtual;
-ativação mais rápida, com implementações que requerem metade do tempo habitual;
-gestão centralizada e manutenção reduzida.
Dados para suporte da gestão
A enorme quantidade de dados com que lidamos atualmente requer recursos e computação com capacidade suficiente para o seu armazenamento, preferencialmente a um custo acessível. As soluções cloud são também capazes de executar análises rápidas e em tempo real de grupos massivos de dados originados por este tipo de edifícios.
Consequentemente, qualquer recuperação necessária ou cópias de segurança do sistema e processos de restauração, são mais eficientes, porque os dados são replicados instantanea e automaticamente. O que é especialmente útil para gestores de infraestruturas e de TI, já que os ajuda a tomar decisões com base em dados concretos e fiáveis, principalmente em situações em que os sistemas se encontram em risco.
Redução de custos operacionais
Outro benefício importante é o facto de as soluções cloud representarem a redução do custo total de propriedade, uma vez que são desenhadas para anticipar e responder a problemas recorrentes, assim como, menor despesa de capital e um período de amortização mais curto.
O modelo cloud dos sistema de gestão de energia, sendo escalável, permite a qualquer instituição gerir vários edifícios através de um único sistema integrado de gestão de edifícios. Para tal não é necessário aumentar a pegada do centro de dados.
Perante benefícios tão fortes, e apesar de muitos gestores de edifícios públicos - especialmente aqueles a operar na área do ensino - mostrarem ainda alguma hesitação, a cloud é a opção mais inteligente no que concerne a soluções de gestão de energia, controlo e analítica. Este tipo de solução pode, de forma significativa, ampliar os benefícios do sistema em que é implementada e ajudar a reduzir custos e gerar maior sustentabilidade, segurança e eficiência. |