ENERGIAS
Rede Cidades Pelo Clima discutiu neutralidade climática em Torres Vedras

Rede Cidades Pelo Clima discutiu neutralidade climática em Torres Vedras

No passado dia 28 de janeiro decorreu uma sessão conjunta dos Grupos de Trabalho Edifícios e Energia, da Rede Cidades pelo Clima, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras.

A Cidades pelo Clima é uma iniciativa colaborativa que tem por missão acelerar a transição para a neutralidade climática das cidades e regiões portuguesas, em alinhamento com a Missão Europeia “100 cidades climaticamente neutras e inteligentes até 2030, por e para os cidadãos”.
As atividades da Rede Cidades pelo Clima estão estruturadas em quatro grupos de trabalho –

Energia, Edifícios, Mobilidade e Remoção de Carbono, que se interligam e interagem entre si, sendo desenvolvidos, colaborativamente, projetos de intervenção urbana para a transição energética com vista a uma neutralidade climática, promovendo-se a sua implementação através de ações e projetos transversais.

A sessão foi aberta pela chefe de Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Margarida Frade, e pela coordenadora executiva do Secretariado Técnico da Cidades pelo Clima, Maria João Rodrigues, que destacaram a importância da colaboração para a neutralidade climática das regiões e cidades portuguesas.

De seguida deram-se início aos trabalhos, discutindo-se temas como: objetivos e método de trabalho dos grupos de trabalho em 2025; modelação do consumo energético de um bairro em Torres Vedras e cenários de intervenção; modelação da produção de eletricidade solar num bairro em Torres Vedras e cenários de intervenção; ações e instrumentos de política pública e ainda, próximos passos a serem dados, neste âmbito.

O período da tarde ficou marcado pela intervenção de técnicos da Direção de Serviços de Sustentabilidade Energética da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e da Agência para a Energia (ADENE), tendo sido discutidos os desafios da aplicação do Programa de Eficiência de Recursos e de Descarbonização da Administração Pública (ECO.AP 2030) aos municípios.

De referir que, estiveram ainda presentes nesta sessão técnicos dos municípios de Braga, Cascais, Figueira da Foz, Loures, Valongo e Vila Franca de Xira.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.