A Villaya Flex é uma solução de microgrid que maximiza a energia limpa e ao mesmo tempo reduz a poluição causada pela utilização de geradores. Foi especialmente concebida para comunidades, facilitando a jornada em direção à eletricidade descarbonizada e independente, enquanto dá resposta aos desafios energéticos atuais.
A Schneider Electric anunciou recentemente o lançamento da sua solução de microgrid Villaya Flex no Alliance for Rural Electrification Energy Access Investment Forum 2024. Este fórum, realizado entre os passados dias 21 e 23 de maio em Lagos, na Nigéria, reúne intervenientes dos setores público e privado para expandir o acesso à energia, com foco particular na África Subsariana. A Agência Internacional da Energia estima que 756 milhões de pessoas em todo o mundo vivem sem eletricidade, o que dificulta o desenvolvimento económico e humano. Garantir o acesso a energia limpa e a preços acessíveis é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e é particularmente relevante para a África Subsariana, onde se estima que vivam 80% das pessoas sem acesso a eletricidade. A Villaya Flex é uma solução de microgrid que maximiza a energia limpa e ao mesmo tempo reduz a poluição causada pela utilização de geradores. Foi especialmente concebida para comunidades, facilitando a jornada em direção à eletricidade descarbonizada e independente, enquanto dá resposta aos desafios energéticos atuais. A solução pode ser dimensionada, encomendada, colocada em funcionamento, operada e mantida facilmente com elevados níveis de escalabilidade de armazenamento de baterias. Inclui os seguintes componentes:
"A Villaya Flex é uma solução de energia renovável que oferece o acesso à energia como uma opção mais sustentável e acessível para comunidades remotas," afirmou Bala Vinayagam, SVP Microgrid Line of Business da Schneider Electric. "Esta solução foi concebida para as comunidades e aldeias remotas que enfrentam escassez de energia, acesso limitado à eletricidade e elevados custos de combustível." Com esta solução, a Schneider Electric expande o seu portefólio de produtos e soluções que procuram ajudar a atingir o objetivo da ONU de acesso universal à energia até 2030. "A Schneider Electric está aqui para se envolver no progresso dos investimentos para a eletrificação renovável, acesso sustentável à eletricidade, ação climática, e para ajudar a enfrentar os desafios de competências energéticas," disse Albert Fuchet, Global VP of Access to Energy da Schneider Electric. "Para além disso, exploramos oportunidades de colaboração com os setores público e privado para impulsionar uma transição energética sustentável e inclusiva, desbloqueando o acesso sustentável ao futuro para todos." No Alliance for Rural Electrification Energy Access Investment Forum 2024, a Schneider Electric também apresentou uma gama de soluções inovadoras para expandir o acesso à energia. Os seus especialistas abordaram tópicos-chave como a catalisação de investimentos para a eletrificação renovável, a descentralização do setor das energias renováveis e a aceleração da transição para as energias limpas na África Subsariana. Enquanto empresa de Impacto, a Schneider Electric está empenhada em fazer a ponte entre o progresso e a sustentabilidade para todos. Através do seu programa Access to Energy, criado em 2009, tem como objetivo ligar 50 milhões de pessoas em todo o mundo a energia limpa e fiável até 2025. |