Os agricultores portugueses precisam de apoio público urgente para aumentar o uso de ferramentas digitais e enfrentar as crescentes pressões ambientais e económicas, conclui o estudo independente “Agricultores e Digitalização”, encomendado pelo Grupo Vodafone à Savanta ComRes.
Os agricultores portugueses precisam de apoio público urgente para aumentar o uso de ferramentas digitais e enfrentar as crescentes pressões ambientais e económicas, conclui o estudo independente “Agricultores e Digitalização”, encomendado pelo Grupo Vodafone à Savanta ComRes. Mais de 600 agricultores de 13 países europeus e africanos, incluindo Portugal, foram questionados sobre as suas atitudes face à digitalização das suas explorações, os desafios ambientais que enfrentam e as pressões geopolíticas e sociais que afetam as cadeias de fornecimento e os custos crescentes de equipamentos e materiais. As alterações climáticas estão no topo da lista de ameaças identificadas: todos os agricultores inquiridos em Portugal consideram que influenciam, de alguma forma, a viabilidade financeira dos seus negócios. Os custos de combustível e energia - impactados pela guerra na Ucrânia -, os baixos preços de venda de colheitas e gado e a falta de apoio do setor público são outros desafios identificados.
Abordagem digital para construir explorações mais resilientes e sustentáveisO inquérito revela que 82% dos agricultores portugueses veem as tecnologias digitais a contribuir para o sucesso da agricultura no futuro, numa altura em que o setor já recorre a ferramentas desta natureza para reduzir o uso de fertilizantes e de água, e para melhorar o solo. Espera-se que o uso da agricultura digital aumente à medida que surjam resultados: quase todos os agricultores portugueses (94%) planeiam investir mais em ferramentas digitais nos próximos 12 meses. Funcionalidades inteligentes como drones, rastreamento de viaturas e veículos autónomos, além da inteligência artificial, blockchain e apps para smartphones, podem ajudar os profissionais do setor agrícola a monitorizar as condições climáticas e do solo, além dos custos e dos preços de mercado. Soluções inteligentes de irrigação e alimentação de culturas também ajudam a aumentar a eficiência.
Barreiras à adoção digitalNo entanto, há barreiras claras à adoção generalizada e contínua de ferramentas de agricultura digital. 84% dos agricultores inquiridos em Portugal querem mais apoio governamental para ajudar a resolver questões como o custo dos dispositivos e de outro hardware, barreira específica identificada por um terço dos inquiridos. E não se trata só de apoio financeiro: 46% dos agricultores portugueses querem formação para uso de soluções digitais, enquanto 42% consideram que melhorar a conectividade de internet móvel poderia ser um incentivo governamental para usar mais ferramentas digitais nas explorações agrícolas. Vodafone apoia agricultores na Europa e em África através de plataformas na cloud, mercados digitais e serviços de consultoria Para os agricultores, os dados estão no centro da revolução digital. A MYFARMWEB, plataforma interativa da Vodafone baseada na cloud, permite-lhes visualizar dados recolhidos por sensores de IoT nas suas explorações, cobrindo atualmente mais de 8.500 operações agrícolas comerciais de grande escala em todo o mundo. No início deste ano, a Vodafone anunciou o lançamento de um piloto do MYFARMWEB em cinco explorações europeias, juntando clientes na África do Sul, África Subsaariana, Austrália, Nova Zelândia e na Costa Oeste dos Estados Unidos. A plataforma digital Connected Farmer da Vodafone ajuda a melhorar a produtividade, as receitas e a resiliência dos pequenos agricultores, ligando-os a informações, a fontes de crédito e a compradores, apoiando mais 2,3 milhões de pequenos agricultores na África Subsaariana. Também oferece acesso a informações, conteúdo de boas práticas agrícolas e parcelas de demonstração para formação e gestão de mudanças. “Ao trabalhar nos últimos oito anos com agricultores de toda a Europa e África percebemos a dura realidade dos desafios revelados no inquérito e a forma como ameaçam não só o futuro das suas explorações, mas de toda a atividade. Embora seja positivo ver que esta comunidade já utiliza soluções digitais, é preciso fazer mais para garantir que adota totalmente a agricultura de precisão. Ao ajudar estes profissionais a digitalizar suas operações, contribuímos para reduzir as barreiras que impedem uma mais rápida implantação da conectividade, o que, por sua vez, ajuda a aliviar os custos e aumentar os rendimentos dos agricultores, garantindo um futuro mais forte e sustentável para este setor”, refere Vinod Kumar, CEO da Vodafone Business.
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