Foi esta a conclusão de um estudo da Cisco, com base em entrevistas as 1.845 profissionais de IT e Diretores Executivos de diversos fatores. As armadilhas são muitas, mas todos os casos de sucesso têm um elemento em comum: experiência, seja própria ou alheia.
De acordo com previsões da IDC, a base instalada de dispositivos da Internet of Things a nível mundial terá um crescimento dos 14.900 milhões contabilizados no final de 2016 para mais de 82.000 milhões em 2025. Apesar deste crescimento exponencial, 60% das iniciativas da IoT param na fase de aprovação do conceito (PoC, Proof of Concept) e apenas 26% das empresas são consideradas um completo sucesso, enquanto um terço de todos os projetos concluídos não se classificam como bem sucedidos. Esta é a principal conclusão do novo estudo realizado pela Cisco, no qual foram entrevistados 1.845 profissionais de IT e Diretores Executivos dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia de diversos setores. Todos os entrevistados trabalham para organizações que estão a implementar e/ou já concluíram iniciativas de IoT, tendo também todos eles participado na estratégia ou direção de pelo menos uma dessas iniciativas de IoT. A importância do “fator humano”Fatores humanos como a cultura, organização e a liderança são fundamentais. Na verdade, três dos quatro fatores-chave para o sucesso dos projetos da Internet das Coisas estão relacionados com pessoas e o respetivo trabalho:
Superar obstáculos confiando em especialistas60% dos entrevistados acreditam que, embora as iniciativas da IoT parecessem simples no papel, tornaram-se complicadas mais tarde. As principais barreiras citadas durante todas as fases do projeto são: tempo para concluir; limitação de experiência interna: qualidade dos dados; integração da equipa; superar o que estava planeado inicialmente. O estudo indica que as organizações com maior sucesso das iniciativas IoT foram apoiados por ecossistemas de parceiros em cada fase do projeto, observando desde o planeamento estratégico até relatórios e resultados após a entrada em produção. “Todos os dias adicionamos objetos à Internet que nunca pensámos que poderiam ser conectados,” afirma Inbar Lasser-Raab, Vice Presidente de Marketing de Soluções para Empresas da Cisco. “Visto que nenhuma empresa pode cobrir todas as áreas, a maior oportunidade para o sucesso é a parceria com outros fornecedores para criar soluções que não só são conectadas, mas também que partilham dados capazes de se tornarem valor para organizações de qualquer setor.” 73% dos inquiridos estão a utilizar dados dos projectos IoTs já concluídos para otimizar o negócio. Os três principais benefícios referidos são: aumento da satisfação do cliente (70%), melhorias operacionais (67%) e maior qualidade dos produtos ou serviços (66%). Além disso, o aumento da rentabilidade é o principal benefício não esperado (39%). 64% dos inquiridos afirmam ter aprendido com iniciativas de IoT estancadas ou falidas tem ajudado a acelarar o investimento da sua organização. Apesar dos desafios, muitos dos entrevistados estão otimistas sobre o futuro da IoT, uma tendência que ainda está no inicio da evolução. Assim, 61% acreditam que estamos apenas no começo do que a IoT pode fazer pelo seu negócio. |