No CES 2020, a decorrer em Las Vegas entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2020, a Bosch irá apresentar os seus produtos conectados para mobilidade e edifícios. Entre os destaques da feira estão soluções que utilizam inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidas ou fabricadas com recurso a esta tecnologia.
Monitor 3D
O novo monitor 3D da Bosch utiliza a tecnologia 3D passiva para gerar um efeito tridimensional realista para imagens e sinais de aviso. Isto permite que as informações visuais sejam captadas mais rapidamente do que quando exibidas nos ecrãs convencionais, reduzindo a distração do motorista. Além disso, este sistema de ecrã com profundidade espacial funciona completamente sem recursos adicionais como rastreio ocular ou óculos 3D.
SoundSee
O módulo SoundSee já está em órbita e em breve será implantado a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS - International Space Station). Montado no robot autónomo Astrobee da NASA, o SoundSee usa microfones integrados para capturar o ruído ambiente no espaço e posteriormente analisar o áudio recorrendo a análises orientadas por IA.
Através da inteligência artificial, o SoundSee pode analisar dados de áudio para detetar possíveis anomalias e fornecer uma indicação de quando é necessário trabalho de manutenção. No início de 2020, os dados de áudio capturados pelo SoundSee serão entregues numa instalação de controlo de solo especificada pela NASA, construída no Bosch Research Center em Pittsburgh, PA.
O SoundSee foi desenvolvido em conjunto com a Astrobotic como parte de uma colaboração de investigação da NASA.
Light Drive
A Bosch Sensortec apresenta os óculos inteligentes Light Drive - a primeira solução do mundo para tornar um par de óculos normais em óculos inteligentes. O sistema de projeção integrado consiste em espelhos MEMS, elementos óticos, sensores e uma conexão de software inteligente. Os óculos inteligentes Light Drive são mais de um terço mais finos que as soluções anteriores existentes no mercado e pesam menos de dez gramas.
As imagens nítidas que projetam no campo de visão do utilizador, que são claramente percetíveis mesmo sob luz solar direta, variam de informações de navegação e mensagens de texto, a notificações do calendário e instruções de operação - dependendo das informações que recebem de um smartphone ou smartwatch.
Monitorização interior
Com base nos movimentos das pálpebras, na direção do olhar e na posição sentada, este sistema de monitorização da Bosch para o interior de veículos deteta quando o condutor está a ficar sonolento ou olha para um smartphone – alertando-o para situações críticas. Além disso, este sistema também monitoriza o interior do veículo para determinar quantos ocupantes estão presentes e onde estão sentados. Isto permite otimizar a operação de sistemas de segurança, como os airbags, em caso de emergência. Adicionalmente, o sistema aumenta o conforto e a conveniência dos ocupantes. Por exemplo, este sistema ativa automaticamente as configurações pessoais armazenadas, como a posição do assento.
No futuro, quando os veículos estiverem no modo de condução parcialmente autónoma para partes da viagem, como em autoestrada, o sistema de monitorização do condutor passará a ser um parceiro indispensável: a câmara vai garantir que o condutor possa agarrar no volante com segurança a qualquer momento.
Bosch IoT Shuttle
No futuro, os fornecedores de serviços de mobilidade (MSPs) vão usar cada vez mais os sistemas de shuttles para oferecer uma mobilidade personalizada - seja para transporte rodoviário de mercadorias ou de passageiros. No CES, a Bosch está a utilizar o seu modelo de tecnologia IoT Shuttle para apresentar as soluções que a empresa oferece às construtoras automóveis e MSPs para eletrificação, automação, conectividade e personalização de shuttles. A oferta da Bosch vai muito além dos componentes, incluindo serviços de mobilidade conectados que oferecem aos utilizadores flexibilidade na maneira como operam, gerem, carregam e mantêm a sua frota de veículos, ao mesmo tempo que garante a segurança de cada viagem.
Mobilidade do futuro
- Câmara frontal inteligente: esta câmara deteta objetos, categoriza-os em classes como veículos, peões ou bicicletas e mede o seu movimento. A câmara também é capaz de interpretar o que vê para distinguir entre a faixa e a berma da estrada ou as estruturas na beira da estrada - mesmo na ausência de marcas na estrada. No tráfego urbano congestionado, a câmara pode também reconhecer e classificar veículos, peões e ciclistas parcialmente obscurecidos com rapidez e confiabilidade. Isto permite ao veículo acionar um aviso ou travagem de emergência. Essa inteligência da câmara é baseada no know-how da Bosch e integrada num chip, conhecido como V3H, fabricado pela empresa japonesa Renesas. Para além disso, esta câmara contribui para melhorar os sistemas de assistência ao motorista preexistentes e ampliar o seu âmbito de aplicação. Por exemplo, este sistema pode melhorar os sistemas automáticos de travagem de emergência para impedir que os veículos colidam em animais.
- Sensores de radar: a última geração de sensores de radar da Bosch é ainda melhor em capturar o ambiente do veículo - inclusive com mau tempo ou condições de pouca luz. O seu maior alcance de deteção, ampla abertura e alta resolução angular significam que os sistemas automáticos de travagem de emergência podem reagir com mais fiabilidade.
- Serviço de estacionamento totalmente autónomo: desenvolvimento conjunto da Bosch e Daimler, é o primeiro sistema SAE Nível 4 a ser oficialmente aprovado para uso diário na Alemanha. Até ao final de 2021, é esperado que uma dúzia de outras garagens esteja equipada com estacionamento autónomo. A Bosch está a trabalhar em conjunto com operadores de garagem e desenvolvedores de grandes projetos imobiliários, sendo responsável pelo fornecimento dos sensores e tecnologias de comunicação.
- Computador de veículo: uma chave para o futuro da mobilidade conectada, automatizada e eletrificada é a arquitetura eletrónica dos veículos. As novas unidades de controlo do veículo de alto desempenho vão torná-los consideravelmente mais poderosos no futuro – mas, ao reduzir o número de ECUs, contribuem também para reduzir o peso e a complexidade do veículo nas interações entre componentes e sistemas. Os computadores de veículos da Bosch vão aumentar o poder de computação num fator de 1.000 no início da próxima década. A empresa já está a criar esses tipos de computadores para condução autónoma, motor de arranque e integração de sistemas de infotainment e funções de assistência ao automobilista.
- Perfectly keyless: no futuro, o sistema Perfectly keyless da Bosch usará não apenas o Bluetooth para comunicação entre o veículo e um smartphone, mas também a banda ultra-larga (UWB), uma nova tecnologia de comunicação que já está disponível em alguns smartphones. O UWB permite que os smartphones sejam localizados a alguns centímetros. Além disso, torna a comunicação com o veículo particularmente segura. Atualmente, a Bosch está a trabalhar com parceiros para padronizar a transmissão de dados entre smartphones e veículos. No CES, a Bosch apresenta um veículo de demonstração no qual o Perfectly Keyless utiliza o UWB pela primeira vez.
- Sistema de células de combustível: as células de combustível para veículos permitem fazer longas distâncias, têm tempos curtos de reabastecimento e - com hidrogénio produzido usando energia renovável – uma operação livre de emissões para os veículos elétricos. Atualmente, a Bosch comercializa uma bateria de células de combustível em conjunto com a empresa sueca Powercell. Além da bateria, que converte hidrogénio em energia elétrica, a Bosch está a desenvolver todos os componentes essenciais do sistema para entrar num estágio pronto para produção.
- E-eixo: a Bosch está a apresentar o seu novo E-eixo, que incorpora novas soluções tecnológicas para aumentar ainda mais a eficiência e a densidade de potência dos motores elétricos. A nova unidade de acionamento apresenta uma eficiência do sistema melhorada em até 96%, o que se traduz num aumento do alcance do veículo em até 6% no ciclo de teste WLTP. E a 3 quilowatts de potência por quilograma, a densidade de potência é 50% maior que no eixo eletrónico anterior. Estas melhorias devem-se ao uso pioneiro de semicondutores de carboneto de silicone (SiC) na eletrónica de potência, bem como a uma combinação de economia de espaço do motor elétrico, da eletrónica de potência e da transmissão.
Assistentes inteligentes
- Home Connect: a Bosch está a expandir o âmbito dos seus serviços para Internet of Things residencial. O Home Connect, a plataforma IoT aberta para todas as coisas relacionadas com eletrodomésticos da Bosch e de outras marcas, nas quais cerca de 40 parceiros já estão a colaborar, está a estender-se da cozinha para o resto da casa. A partir de meados de 2020, o Home Connect irá também oferecer controlo de dispositivos conectados, como iluminação, aquecimento, segurança e entretenimento através de diferentes fabricantes. O número de empresas parceiras está definido para mais do dobro, tornando a vida em casa mais confortável, conveniente e eficiente.
- Loja de aplicações de segurança: a subsidiária Bosch Security and Safety Things desenvolveu a sua própria plataforma de IT, num esforço para conseguir coordenação entre os dispositivos, o software e os dados para aplicações de vídeo e de segurança em edifícios comerciais e torná-las o mais eficientes possível. Graças a esta plataforma, não é necessário tempo para testar a compatibilidade de uma app com a aplicação que se pretende usar ou para a implementação sistemas. Em exibição na CES estarão alguns exemplos de aplicações para a o dia-a-dia e para a mobilidade conectadas.
- Spexor: este dispositivo de alarme móvel compacto pode ser instalado onde quer que a segurança seja fundamental; seja em casa, no carro ou num armazém, mantém uma vigilância confiável e informa imediatamente de qualquer situação de intrusão. Além de GPS, o dispositivo está equipado com sensores de ruído, movimento e pressão do ar. Se o dispositivo detetar um intruso, envia um aviso para o smartphone do utilizador por Wi-Fi ou através da tecnologia LPWA (Low Power Wide Area).
Innovation Awards
Em véspera do CES 2020, a Bosch recebeu por duas vezes a pontuação mais elevada no Innovation Awards e foi também homenageada três vezes. O CES Innovation Awards é um programa anual executado pela Consumer Technology Association (CTA), que abrange 28 categorias e serve como um indicador de tendências futuras.
Além dos monitores 3D para carros – o primeiro da divisão Car Multimedia – a Bosch recebeu também o prémio Best of Innovation; os detalhes serão fornecidos aquando do arranque do evento. Ambas as inovações foram ainda alvo de homenagem numa categoria adicional. O terceiro produto distinguido será anunciado no início da feira; trata-se de uma solução Bosch para a área da saúde.
|