INOVA
Cloud, IA e metaverso vão redefinir futuro das organizações

Cloud, IA e metaverso vão redefinir futuro das organizações

Relatório explora o modo como a tecnologia – principalmente a cloud, o metaverso e a inteligência artificial – vão transformar a forma como as pessoas trabalham e vivem

O novo estudo da Accenture revela que a generative AI, a cloud e o metaverso estão a abrir caminho a um novo futuro para os negócios, à medida que os mundos físico e digital se tornam inextricavelmente ligados.

O Accenture Technology Vision 2023, “When Atoms Meet Bits: The Foundations of Our New Reality”, explora as tendências tecnológicas subjacentes à convergência do físico e do digital, à medida que as empresas procuram acelerar a reinvenção empresarial.

Paul Daugherty, Group Chief Executive of Accenture Technology explica que “a próxima década será definida por três megatendências tecnológicas – a cloud, o metaverso e a Inteligência Artificial - que, coletivamente, vão diminuir drasticamente a distância do mundo digital e físico”. 

Rui Barros, Managing Director da Accenture Portugal, responsável pela área de Technology, revela que “embora a generative AI tenha um impacto de longo alcance, os líderes devem apostar agora numa transformação profunda, uma vez que exigirá investimentos significativos em dados, pessoas, e modelos personalizados para satisfazer as necessidades específicas de cada organização”.

A ascensão acelerada do ChatGPT cativou a atenção do mundo sobre o poder da generative AI como acrescento à capacidade humana. A Accenture estima que até 40% de todas as horas de trabalho serão suportadas por linguagens baseadas em AI. Entre os líderes empresariais, 98% dos inquiridos concordam que os modelos de AI vão desempenhar um papel importante nas estratégias da sua organização durante os próximos três a cinco anos.

O relatório Accenture Technology Vision 2023 identifica quatro tendências que são fundamentais para desbloquear esta nova realidade partilhada:

  • Generative AI: Avançando a capacidade humana como co-piloto, parceiro ou consultor criativo, quase todos os executivos concordam que a generative AI, desencadeará uma criatividade e inovação significativas (98%) e iniciará uma nova era de inteligência empresarial (95%);
  • Identidade digital: A capacidade de autenticar utilizadores e bens digitais - a base para atravessar o mundo digital e físico - é agora vista por 85% dos executivos como um imperativo comercial estratégico, e não apenas uma questão técnica;
  • Os meus dados, os seus dados, os nossos dados: A AI não pode atingir todo o seu potencial até as empresas conhecerem os dados. Isso significa quebrar os silos de dados e modernizar as suas bases de dados. De facto, 90% dos executivos acreditam que os dados se estão a tornar um diferenciador competitivo chave dentro das organizações e entre as indústrias;
  • Uma fronteira sem limites: O ciclo de interação entre ciência e tecnologia está a tornar-se mais rápido, com cada um a acelerar o avanço do outro, de uma forma que 75% dos inquiridos acreditam poder começar a desbloquear os grandes desafios do mundo.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.