pesar da consistência na adoção destas ferramentas, o estudo do Research Institute da Capgemini revela uma baixa sensibilidade ao nível da perceção dos riscos na utilização desta tecnologia
Com o objetivo de perceber a adoção das aplicações de IA generativa por parte dos consumidores, o estudo do Research Institute da Capgemini, designado “Why consumers love generative AI”, revela que 51% dos consumidores está a par das últimas tendências da inteligência artificial generativa e já explorou, inclusivamente, este tipo de ferramentas. O estudo contou com a participação de dez mil consumidores com mais de 18 anos de 13 países da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. A IA generativa está já a ser utilizada para atividades quotidianas, com 53% dos inquiridos a revelar que recorre à inteligência artificial para tarefas como o planeamento financeiro. 67% dos consumidores acredita que esta tecnologia poderia contribuir para ajudar com diagnósticos e conselhos médicos e 66% admitem estar dispostos a procurar aconselhamento de IA generativa para apoiar as suas relações pessoais e planos de carreira. Neste ponto, o grupo etário dos baby boomers foi aquele que revelou uma maior probabilidade de usar a IA para este fim (70%). Ao nível da segurança, a sensibilidade para os riscos na utilização da IA generativa é ainda baixa. 49% dos consumidores não estão preocupados com o facto de a IA generativa ser usada para criar notícias falsas. De facto, apenas 34% dos inquiridos admitem estar preocupados com os possíveis ataques de phishing. Relativamente à ética, 33% revelam estar preocupados com os direitos de autor. “O conhecimento sobre a IA generativa entre os consumidores em todo o mundo é notável, e a taxa de adoção tem sido exponencial, mas a compreensão de como esta tecnologia funciona e de quais são os riscos que lhe estão associados ainda é muito baixa”, alerta Niraj Parihar, CEO de Insights & Data Global Business Line e membro do Executive Committee do Grupo Capgemini. Na experiência profissional, quase metade dos inquiridos (43%) afirmam estar interessados em que as suas organizações implementem ferramentas de inteligência artificial generativa nas interações com os clientes. A nível pessoal, as ferramentas de IA generativa são já uma alternativa para 70% dos consumidores, que recorrerem a esta tecnologia na hora de procurar recomendações de produtos e serviços. Para 64%, esta é uma alavanca para fazer compras com base nas recomendações. No total, 67% dos consumidores olham de forma positiva para a possibilidade de a inteligência artificial oferecer recomendações personalizadas sobre temas como moda e decoração de interiores. Para preparar o futuro, a Capgemini está já a trabalhar com os clientes ao nível da IA e da IA generativa para responder às necessidades dos vários negócios nas mais diversas áreas. |