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Ford desenvolve método para extensão do alcance de veículos elétricos

Ford desenvolve método para extensão do alcance de veículos elétricos

O Transit Smart Energy Concept permite aumentar em 20% a longevidade da bateria ao reaproveitar o calor residual do motor e transmissão para climatização do interior, a qual é responsável por até metade do consumo de bateria

Apesar da crescente disseminação das infraestruturas de carregamento, a distância que os veículos elétricos conseguem percorrer num único carregamento continua a condicionar em muito a adesão – e continua a ser muito condicionada pela climatização. O uso do sistema de controlo climático pode reduzir o alcance de condução em até 50% num clima frio. 

Veículos de passageiros, em particular, exigem muito mais energia para criar uma temperatura confortável. Com frequente abertura das portas, um grande espaço para climatizar e uma grande carga para transportar, um minibus apresenta o maior desafio para maximizar a autonomia de veículos elétricos a bateria, motivo pelo qual foi o formato escolhido para esta experiência.

Desenvolvido por engenheiros do Merkenich Technical Center da Ford, na Alemanha, e demonstrado recentemente pela primeira vez na experiência "Go Further" em Amsterdão, o Transit Smart Energy Concept, totalmente funcional e totalmente elétrico, oferece uma autonomia de 150 quilômetros a partir de uma carga de 4 horas, suportada por inovações de poupança e geração de energia, de painéis solares a sistemas de recuperação do calor residual da transmissão. 

Entre as inovações a serem testadas pela primeira vez destaca-se um sistema de bomba de calor que utiliza o calor residual da tração, circulação do ar, assentos aquecidos, desativação das ventoinhas durante a abertura das portas e isolação térmica para reduzir o uso de energia do sistema de aquecimento em até 65%, resultando em uma extensão do alcance na ordem dos 20%.

Futuras versões deste conceito virão a permitir controlar a climatização de assentos individuais e a sua desativação em assentos desocupados, integrando detecção automática de passageiros semelhante à encontrada em tecnologias existentes de ativação de airbags.

A Ford prevê iniciar testes de estrada com o Transit Smart Energy Concept no final deste ano, após a conclusão dos testes de túnel de vento. O primeiro de 16 veículos Ford a incorporar este conceito, uma carrinha, tem lançamento planeado para 2021.

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