INOVA
IA generativa na mira dos líderes de recursos humanos

IA generativa na mira dos líderes de recursos humanos

Um novo estudo indica que mais de 60% dos líderes de RH estão a participar em discussões em toda a empresa sobre o uso de IA generativa

Apenas 5% dos líderes de Recursos Humanos (RH) relatam que a sua função já implementou IA generativa, enquanto outros 9% dizem estar, atualmente, a conduzir projetos-piloto da tecnologia. Tendo por base o testemunho de 105 líderes de RH, as conclusões indicam que as operações de RH, como tarefas administrativas, políticas, geração de documentos, e recrutamento, incluindo descrições de cargos, são os casos de uso mais priorizados dentro das organizações.

Mais da metade dos líderes de RH entrevistados pela Gartner disseram que estão atualmente a explorar como podem utilizar a IA generativa sem nada em vigor ainda”, disse Dion Love, vice-presidente de consultoria na prática de RH da Gartner. “Por outro lado, 14% dos líderes de RH não planeiam usar IA generativa a curto prazo”, acrescentou.

As organizações mais progressivas vão começar a ampliar a forma como usam a IA generativa – por exemplo, o nosso estudo revelou que mais de um quarto dos líderes de RH estão a planear usar IA generativa para construir planos de desenvolvimento de carreira personalizados”, disse Helen Poitevin, VP analyst na prática de RH da Gartner.

Os resultados indicam, ainda, que mais de 60% dos líderes estão a participar em discussões em toda a empresa sobre o uso de IA generativa. 58% dos líderes de RH relataram que estão a colaborar com líderes de IT e 45% com a função legal e de compliance da sua organização para explorar os possíveis casos de uso.

Os peritos de RH esperam assumir um papel de liderança na evolução da IA generativa; 35% dos 133 líderes de RH que responderam à investigação da Gartner esperam liderar a abordagem de ética de IA em toda a organização”, observou Helen Poitevin.

Entre 177 líderes de RH entrevistados, 84% acreditam que a IA generativa vai aumentar a produtividade das atividades de RH, enquanto dois terços consideram que a IA generativa vai eliminar atividades redundantes dentro da função. “O nosso estudo revelou que a maioria dos líderes de RH espera uma diminuição no número de funcionários dentro da função de RH uma vez que a IA generativa seja implementada devido ao aumento da eficiência”, completa Dion Love. 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.