A Indra irá tirar partido da sua liderança digital e tecnológica para criar soluções de sustentabilidade com a The Overview Effect que geram impacto positivo no mundo e acrescentam valor aos modelos de negócio das empresas
Num ambiente global marcado pela agenda 2030, pelo Pacto Verde Europeu e pelos Fundos Europeus de Recuperação, a Indra aposta na relação entre a tecnologia, digitalização e sustentabilidade como um dos principais pilares do futuro das empresas e instituições. A Indra aumenta a sua capacidade para acrescentar valor às organizações em aspetos ligados à sustentabilidade ao adquirir uma participação maioritária na The Overview Effect, uma empresa especializada em impulsionar a inovação em sustentabilidade nas empresas, ligando desafios globais e modelos de negócio e aumentando a capacidade das organizações para gerar soluções sistémicas para os desafios sociais e ambientais do nosso planeta. The Overview Effect, uma empresa fundada por Nacho Rivera, especialista em sustentabilidade e seu impacto nos modelos de negócio, e Ignacio Cabrera, cofundador da Paradigma Digital, uma empresa do grupo Indra, tem uma importante equipa de peritos especializados em diferentes áreas da sustentabilidade a nível social, ambiental e económico. A combinação de perfis multidisciplinares com experiência no sector privado e no meio académico reflete a sua proposta de valor diferencial. As capacidades específicas e diferenciadas em sustentabilidade da The Overview Effect completam a proposta de valor da Indra, que apresenta ao mercado uma oferta única e diferenciada, cobrindo de ponta a ponta todas as necessidades em termos de transformação para a sustentabilidade das empresas e instituições: desde a consultoria estratégica, passando pela criação de protótipos, até ao desenvolvimento de tecnologias e produtos. A Indra irá tirar partido da sua liderança digital e tecnológica para dimensionar os projetos estratégicos e diferenciados provenientes de The Overview Effect para ajudar as organizações a inovar na sustentabilidade. Estes novos produtos e serviços permitirão às empresas alcançar um crescimento sustentável no seu modelo de negócio, gerar valor partilhado, melhorar a sua ligação com o consumidor do futuro e aumentar a sua capacidade de atrair e reter talentos. Em vez de estar organizada em função da indústria, The Overview Effect é uma empresa organizada por missões. Estas missões identificam diferentes desafios globais a serem resolvidos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas:
The Overview Effect liga estes desafios globais com os modelos de negócio das empresas de diferentes sectores, utilizando a inovação e a tecnologia como aceleradores. A empresa tem experiência na liderança de processos de transformação rumo à sustentabilidade no sector do consumo, criando soluções baseadas em dados para impulsionar a transição energética ou promover plataformas de financiamento sustentáveis, entre outros projetos. Cristina Ruíz, CEO da Indra, refere: "Com esta transação, a Indra demonstra o seu compromisso com a sustentabilidade e reafirma o seu compromisso com o talento e modelos de empreendedorismo na sua cultura empresarial. Estamos certos de que a digitalização desempenhará um papel fundamental na transição para um modelo económico sustentável e a aposta na The Overview Effect demonstra o nosso compromisso em complementar as nossas capacidades tecnológicas com capacidades específicas e diferenciadas em sustentabilidade. A The Overview Effect continuará a ser uma empresa independente especializada em soluções de prototipagem com um impacto positivo que resolvem os desafios sociais e ambientais. Nós na Indra vamos apoiá-los no acesso aos clientes e a elevar as suas soluções através da tecnologia". Nacho Rivera, CEO de The Overview Effect, salienta que "Acredito firmemente que o verdadeiro cliente da nossa empresa é o planeta Terra e é por isso que organizamos a nossa empresa por missões e não por indústrias. O pensamento baseado na missão tem em conta os diferentes desafios globais a serem resolvidos e promove o conhecimento e a inovação para criar soluções que geram retornos sociais, ambientais e económicos". Além disso, destaca o que considera mais importante para dar um verdadeiro impulso ao impacto positivo: "A sustentabilidade tem de ir além dos planos a longo prazo, o foco no cumprimento das normativas e na mera gestão do risco e avançar para promover projetos de inovação a partir de uma visão sistémica e aberta que transforme os modelos de negócio e gere impacto positivo. O desafio para as empresas não está tanto em ter um plano a longo prazo: está na execução de projetos e na cultura da própria organização". |