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ISQ cria plataforma digital para promover competências educativas sobre desenvolvimento sustentável

ISQ cria plataforma digital para promover competências educativas sobre desenvolvimento sustentável

Este projeto, financiado pelo Horizon 2020 em 4,9 milhões de euros, representa um avanço significativo para garantir que políticas e medidas educacionais tenham um impacto duradouro nas próximas gerações ao nível da sensibilização para questões climáticas.

Formar gerações capazes de enfrentar os desafios climáticos e promover um futuro sustentável - é este o objetivo do projeto europeu ECF4CLIM - European Competence Framework for Climate and Sustainable Development em que Portugal participa através do ISQ.

Este projeto, financiado pelo Horizon 2020 em 4,9 milhões de euros, representa um avanço significativo para garantir que políticas e medidas educacionais tenham um impacto duradouro nas próximas gerações ao nível da sensibilização para questões climáticas.

O desafio é testar e validar um Quadro Europeu de Competências (ECF) para capacitar as comunidades educativas a enfrentar as alterações climáticas, promovendo o desenvolvimento sustentável.

“No âmbito do projeto, o ISQ lidera a criação de uma Plataforma Digital de Aprendizagem, desenvolvendo um jogo e flipbooks educativos que apoiam a transformação educacional desde o ensino básico até ao universitário. Também colabora na criação de uma linha de base para avaliar as competências individuais e coletivas para o desenvolvimento sustentável, além de definir indicadores de desempenho ambiental na comunidade escolar. Estas ferramentas digitais promovem mudanças comportamentais em prol da sustentabilidade, alinhando-se com os objetivos do GreenComp – Quadro Europeu de Competências para a Sustentabilidade”, explica Lara Ramos, gestora do projeto no ISQ.

Para chegar aqui foi feita muita pesquisa sobre o “estado da arte” em matéria do ensino da sustentabilidade nos diversos graus de ensino e nos países da parceria: Portugal, Finlândia, Roménia e Espanha. No fundo, tratam-se de competências que devemos adquirir numa escala gradativa, onde numa primeira fase começamos a adotar os valores da sustentabilidade até chegarmos à ação de forma coletiva.

Escolas da Finlândia, Roménia, Espanha e Portugal já estão a testar e a utilizar os conteúdos.

 

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