Um novo estudo global do IBM Institute for Business Value, "The ESG ultimatum: Profit or perish", com executivos e consumidores revela que, embora a sustentabilidade ambiental continue a ser uma prioridade de negócio, dados insuficientes são um desafio fundamental para ambos os grupos quando se trata de alcançar metas pessoais e corporativas ambientais, sociais e de governança.
O estudo revela que os executivos inquiridos apontam a insuficiência dos dados (41%) como o maior obstáculo ao seu progresso ESG, mas referem também as barreiras regulatórias (39%), normas inconsistentes (37%) e competências inadequadas (36%). Sem a capacidade de aceder, analisar e entender os dados ESG, as empresas lutam para oferecer maior transparência ao consumidor – uma das principais partes interessadas – e responder às suas expectativas. Setenta e quatro por cento dos executivos entrevistados acreditam que os stakeholders entendem os objetivos e o desempenho ESG das suas organizações, mas apenas quatros em cada dez consumidores entrevistados sentem que têm dados suficientes para tomar decisões de compra (41%) ou de emprego (37%) ambientalmente sustentáveis. "O compromisso do consumidor com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social intensificou-se com os consumidores a considerarem estes fatores nas suas decisões de compra ", disse Jonathan Wright, Global Managing Partner Sustainability Services and Global Business Transformation, IBM Consulting. "Como a maioria dos consumidores prefere comprar e trabalhar para líderes ESG, as empresas devem priorizar a transparência e quebrar as barreiras aos dados ESG." Outros resultados do estudo incluem:Empresas estão a investir em ESG e veem isso como positivo para o seu negócio
O compromisso dos consumidores com a sustentabilidade intensificou-se, mas os mesmos não sentem que têm informação suficiente para fazer escolhas informadas
Executivos admitem que as suas empresas não fizeram progressos significativos em direção às metas ESG, indicando que o desafio dos dados afeta a sua capacidade de medir o progresso e responder às necessidades dos consumidores.
O estudo destaca os líderes ESG, um subconjunto de entrevistados com maior maturidade na operacionalização de ESG, que estão a verificar uma maior receita, maior rentabilidade, maior envolvimento do cliente ao abordar o tema de ESG como um jogo de transparência que cria oportunidades estratégicas de negócio. Estes modelos fornecem um caminho para as organizações que procuram superar desafios relacionados com dados e criar mudanças sustentáveis que incluem: processos ESG e recursos de relatórios para manter os dados atualizados; usar IA para obter insights aprimorados sobre desempenho, análise prospetiva e desenvolvimento de cenários; alinhamento com parceiros do ecossistema sobre definições e padrões de métricas ESG; e estabelecer princípios de governança de dados ESG com as partes interessadas. "Os dados são a alma do ESG. Agora é a altura de as empresas colocarem as informações nas mãos de operadores que podem tomar decisões de negócio informadas que melhoram o seu impacto ESG diariamente", disse Wright. |