Estudo “Redesenhar os valores da marca: O objetivo e o benefício convergem no centro das operações” da IBM indica que os líderes de bens de consumo a nível global estão a alinhar as metas operacionais com a sustentabilidade
A maioria dos líderes de bens de consumo, europeus e mundiais, estão a alinhar propositadamente as metas operacionais e de sustentabilidade, com 77% dos entrevistados a afirmar que os investimentos em sustentabilidade vão acelerar o crescimento do seu negócio. Os dados são de um novo estudo da IBM e do The Consumer Goods Forum (CGF). Os entrevistados europeus indicaram que as suas empresas vão aumentar os orçamentos de tecnologia em 39% (34%, a nível global) nos próximos três anos, com o objetivo de cumprirem a promessa de operacionalizarem a sustentabilidade. O estudo, intitulado “Redesenhar os valores da marca: O objetivo e o benefício convergem no centro das operações”, indica que estas empresas estão a integrar a sustentabilidade nas operações, recalibrando a medição e a comunicação da sustentabilidade, bem como aumentando o investimento em tecnologia como forma de ajudar a atingir as metas de sustentabilidade. “Os consumidores estão a pensar recompensar as empresas que estejam focadas na sustentabilidade, e os FMCGs estão atentos”, disse Ruediger Hagedorn, CGF End-to-End Value Chain Director. “Ao juntar sustentabilidade com eficiência operacional, as empresas estão a redesenhar proactivamente a sua cadeia de abastecimento e as operações de produção para impulsionar o crescimento e mitigar riscos. Este estudo fornece informações valiosas sobre a tomada de decisões globais ao nível da administração, procurando preparar o setor de bens de consumo para um futuro mais sustentável”, conclui. Tendo por base os testemunhos de 1.800 executivos de empresas de bens de consumo em 23 países, o estudo conclui que:
“No mundo de hoje, os consumidores procuram ativamente marcas que reflitam os seus valores, tornando a integração da sustentabilidade um diferencial importante para as empresas de bens de consumo e para os seus distribuidores”, explica Luq Niazi, Global Managing Partner for Industries da IBM. Assim, “a incorporação significativa da sustentabilidade nas operações da marca só pode ser alcançada através de uma combinação robusta de processos de negócio, tecnologia, parcerias com ecossistemas e colaboração C-suite nas áreas de produção, tecnologia, operações, cadeia de abastecimento e sustentabilidade. Ao adotar esta abordagem holística, os executivos do setor de consumo podem ajudar a impulsionar o desempenho sustentável dos negócios para aproveitar uma parcela maior dos gastos do consumidor”. |