De acordo com a Consumer Pulse Survey de junho de 2023 da Forrester, 22% dos adultos online já utilizaram IA generativa
Há quatro meses, Mike Proulx, VP, Research Director da Forrester, dizia que 7% dos adultos online nos EUA teriam utilizado o ChatGPT, afirmando que com o aumento da consciencialização sobre as possibilidades da tecnologia, iria crescer a utilização. Agora, na sua Consumer Pulse Survey de junho de 2023, a Forrester indica que 22% dos adultos online indicam que já utilizaram IA generativa e que à medida que se massifica o uso das ferramentas, o descuido aumenta também. Apesar dos riscos, mais da metade (53%) daqueles que usaram IA generativa nos EUA disseram que se sentem “bem” em usar o ChatGPT para analisar dados da empresa, 45% não têm problemas em solicitar ao ChatGPT o uso de suas informações pessoais, e 43% está preocupada em violar as leis de direitos de autor ao recorrer a ferramentas de IA generativa. As linhas entre a eficiência e a batota ficam cada vez mais ténues na era da IA generativa, de acordo com o analista. Um total de 49% dos inquiridos disseram que estas ferramentas vão tornar o seu trabalho mais produtivo, enquanto 47% diz que sentem que estão a fazer batota. Apesar de 53% dos utilizadores de IA generativa nos EUA gostassem de ver mais das suas aplicações favoritas a integrarem recursos de IA generativa, 51% também acredita que essas ferramentas representam uma séria ameaça para a sociedade, 4% mais do que os não utilizadores de IA acreditam. Além disso, enquanto 44% dos utilizadores de IA generativa não se importam se estiverem a ler um artigo de uma fonte de notícias respeitável que foi totalmente gerada através da IA, 76% indicam que qualquer conteúdo público criado com IA deve ser visivelmente rotulado como tal. |