A Minsait ajudou a Refrival, uma empresa líder em serviços de hotelaria, a desenvolver o seu serviço técnico com tecnologias Internet of Things (IoT) e analíticas avançadas.
A Minsait ajudou a Refrival, uma empresa líder em serviços de hotelaria, a desenvolver o seu serviço técnico com tecnologias Internet of Things (IoT) e analíticas avançadas. O desenvolvimento está a ajudar a Refrival a otimizar os seus recursos, bem como a aumentar a qualidade do serviço de manutenção que presta aos seus clientes, marcas líderes nos seus sectores que representam mais de 150.000 pontos de venda e têm, anualmente, uma elevada procura de serviços nos mercados de hotelaria, alimentação e eventos, tanto em Portugal como em Espanha. O projeto consistiu na implementação de um novo sistema de nuvem para a gestão centralizada da informação, com recurso à tecnologia Onesait Plataform da Minsait, uma plataforma multisserviços que gera novos modelos de negócio e tem por base tecnologias de Big Data, Internet of Things (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Esta solução end-to-end incorpora deteção, identificação e notificação remota de incidentes através da criação de um gémeo digital do negócio e sensorização em tempo real de dispositivos, o que permite a monitorização técnica e operacional das equipas da Refrival, facilitando a análise e a tomada de decisões, tanto de forma proactiva como preventiva. A tecnologia consolida toda a informação do equipamento sensorizado num único painel de controlo, fornecendo informação essencial para a gestão eficiente das operações e desenvolvimento do negócio. O sistema pode detetar uma avaria numa máquina e enviar automaticamente um técnico para resolver o problema (antes que o próprio funcionário se aperceba) ou melhorar o controlo do equipamento. Também aumenta a eficiência comercial graças à análise comparativa de cada marca, assegurando momentos de maior consumo. Isto permite, por exemplo, segmentar e preparar ações personalizadas, que se traduzem em benefícios tangíveis para a Refrival e para os seus clientes, que aumentam a eficiência das operações de manutenção e campanhas comerciais a partir de diferentes perspetivas, ao mesmo tempo que ajudam a personalizar o serviço e a agilizar os processos. A plataforma tem também uma importante componente de sustentabilidade, uma vez que melhora os recursos técnicos, visitas e nível de serviço na manutenção; reduz o impacto das emissões de CO2 e otimiza o consumo energético dos equipamentos, incorporando a deteção precoce de consumos anómalos e facilitando a tomada de medidas corretivas de uma forma ágil. Este projeto lança as bases para um ambiente de sistemas otimizado e rastreável, no futuro. Também gera valor para além do serviço, complementando o modelo multicanal de serviço de apoio e o de relação com os clientes e o ponto de venda da Refrival. "Desde 2020, temos vindo a apostar na digitalização, ligando os equipamento dos nossos clientes (torneiras de cerveja, equipamentos de "dispensing" e vitrinas) através de dispositivos sensorizados de IoT. Isto proporciona-nos dados chave sobre os equipamentos que melhora a eficiência do serviço e permite-nos geolocalizá-los e geri-los proactivamente. Deste modo, conseguimos um serviço muito mais eficiente e informação chave para melhorar a experiência dos nossos clientes", refere Santiago Urra, Diretor de Comunicação da Refrival. Íñigo Arrieta, responsável do projeto na Minsait, elogiou o bom entendimento entre a Refrival e a Minsait para a implementação deste projeto, que tem sido fundamental para o seu desenvolvimento, bem como as capacidades da solução implementada, que é "flexível, altamente escalável e de fácil manutenção ao longo do tempo". Tudo isto se traduz numa grande vantagem para as marcas que querem desenvolver os seus negócios e adaptar-se a um mercado em constante evolução e cada vez mais desafiante". |