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Necessidade de automação aumenta em quase todas as empresas

Necessidade de automação aumenta em quase todas as empresas

Estudo da Mulesoft indica que 80% das empresas afirmam estar preocupadas com o facto de o suporte à automação poder aumentar a sua dívida técnica

A Mulesoft divulgou um estudo sobre automação, onde revela que essa necessidade aumentou entre as empresas, abrangendo hoje mais departamentos na tentativa de acelerar a eficiência e produtividade. Ainda assim, as arquiteturas de tecnologia existentes estão a atrasar o progresso e 80% das empresas afirmam estar preocupadas com o facto de o suporte à automação poder aumentar a sua dívida técnica.

Com a volatilidade como pano de fundo em todos os mercados, planos de recrutamento, orçamentos e todos os departamentos das empresas, os líderes de TI estão a priorizar o uso da tecnologia que impulsiona a eficiência. Mais do que nunca, as empresas estão a recorrer à automação para a criação de valor imediato em todas as partes do negócio, desde departamentos técnicos a não técnicos, como vendas, atendimento ao cliente, marketing e comércio. O mais recente relatório da Mulesoft vem abordar estas necessidades e evidenciar os principais desafios enfrentados pelas empresas, através de um inquérito efetuado a mais de 600 profissionais de topo do setor tecnológico.

A larga maioria dos inquiridos (91%), indica que a procura por automação por parte das empresas aumentou nos últimos dois anos. Os dados em detalhe mostram que a maior procura feio de quatro departamentos:

  • Research and development (39%);
  • Administrative/operations (38%);
  • Customer service (33%);
  • Marketing (26%).

O relatório revela ainda que os conjuntos de tecnologia existentes nas empresas estão a impactar a velocidade com que as equipas de TI conseguem corresponder às necessidades de automação do negócio.

Quase a totalidade dos profissionais auscultados para o relatório (96%) afirma que a mudança ou reconstrução de modelos de automação, devido a alterações dos requisitos dos sistemas ou do negócio, é um desafio. Os dados demonstram ainda que quatro em cinco inquiridos indica que a reestruturação do panorama atual em termos de aplicações e dados, para suportar a automação, irá aumentar a sua dívida técnica.

As empresas, independentemente do seu setor de operação, querem automatizar processos e experiências do cliente o mais rapidamente possível. No entanto, se tentam acelerar com as ferramentas e técnicas erradas, acabam por impedir uma inovação real”, explica, em comunicado, Matt McLarty, Global Field CTO & VP of the Digital Transformation Office, na MuleSoft. “É vital que as empresas se tornem mais adaptáveis à mudança tecnológica, permitindo a construção da automação e a conexão de dados e aplicações de uma forma holística. Sem uma abordagem composta, as empresas ficam em risco de aumentar a sua dívida técnica, ao invés de a reduzir”.

À medida que as empresas tentam alavancar todo o potencial da automação para estimularem o crescimento eficiente de forma mais rápida e menos disruptiva, quase metade (44%) está agora a usar recursos de integração e gestão de API para apoiar totalmente os seus esforços de automação de processos de negócios. Os restantes 53% afirma que estavam a usar “até um certo ponto” recursos de integração e gestão de API, indicando que há uma grande oportunidade de automatizar fluxos de trabalho em escala, com mais eficiência e fornecer, mais rapidamente, experiências conectadas aos clientes.

A automação feita corretamente pode impulsionar o crescimento eficiente e as empresas, ao aproveitarem a combinação de integração e gestão de API, podem escalar a automação, com sucesso e benefícios.

O relatório hoje apresentado revela que 80% das empresas terão hiper-automação nos seus planos de tecnologia para os próximos 24 meses, significando que precisam das ferramentas e recursos certos para criarem e modificarem as automações.

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