INOVA
NOVA recebe sete milhões de euros para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras

NOVA recebe sete milhões de euros para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras

A NOVA School of Science and Technology recebeu um investimento de sete milhões de euros através do Horizon Europe, para o seu projeto TaRDIS vai desenvolver, acelerar e operar sistemas informáticos para promover a inovação tecnológica europeia, incluindo na área das energias limpas

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA anuncia que, em parceria com empresas e instituições académias, recebeu um investimento de sete milhões de euros através do Horizon Europe, o programa da União Europeia dedicado ao financiamento de projetos de investigação. O projeto TaRDIS vai desenvolver, acelerar e operar sistemas informáticos para promover a inovação tecnológica europeia.

Nos próximos três anos, o TaRDIS pretende garantir uma maior eficácia, rapidez e garantia de correção numa série situações que envolvam sistemas distribuídos complexos, ou seja, sistemas informáticos divididos entre diversos pontos computacionais. Entre as situações que o projeto pretende melhorar, destacam-se:

  • Linhas de montagem de fábricas: a complexidade para definir linhas de montagem é elevada e as margens de lucro são muito baixas. O projeto TaRDIS vai otimizar estes processos e minimizar o desperdício e os erros;
  • Mercados de energia verde: neste momento, apenas uma empresa pode vender energia renovável. No entanto, pretende-se que qualquer particular que produza energia renovável possa começar a vender a outra pessoa, a título individual, através da implementação de sistemas distribuídos complexos.
  • Tecnologias para o Espaço: cada vez mais dependemos de uma complexa rede de satélites para comunicações (como a internet global), navegação (como o GPS) ou observação do nosso planeta. A coordenação da operação destes satélites passará por um modelo distribuído e com recurso a Inteligência Artificial.
  • Espaços pessoais: por fim, visa desenvolver sistemas para o controlo inteligente de um espaço privado, por exemplo, o controlo total da temperatura, ou a previsão da hora de chegada de um elemento a casa – sendo que, neste ponto, as informações privadas nunca serão divulgadas.

A equipa do TaRDIS reúne especialistas das áreas de linguagens de programação, inteligência artificial, sistemas distribuídos, entre outros, tocando assim em todos os pilares de conhecimento da área científica de informática. Além da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, as restantes instituições académicas envolvidas são a Technical University Denmark, Oxford University, University of NoviSAD, e National and Kapodistrian University of Athens. Para a implementação das soluções desenvolvidas são necessárias empresas parcerias:  EDP New R&D, Actyx AG, GMV Aerospace and Defense, Caixa Mágica Software, Telefónica Research e Martel Innovate são as organizações que se juntaram também ao projeto. O objetivo é, ainda, criar uma plataforma quer permita que engenheiros de formação mais geral tenham um apoio técnico para o desenvolvimento de programas específicos.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.