INOVA
Novadelta incorpora solução de automação da MEO

MEO Empresas leva maior eficiência e automação à Novadelta

Novadelta incorpora solução de automação da MEO

A solução desenvolvida pela Meo para a unidade industrial do Grupo Nabeiro pretende dotar o processo produtivo de uma maior eficiência e segurança, mais qualidade de serviço e melhoria nos resultados

Uma rede privada 5G, um digital twin 3D, um braço robótico paletizador e um veículo de transporte autónomo são os componentes da solução integrada da MEO Empresas concebida, em exclusivo, para a Novadelta, unidade industrial do Grupo Nabeiro que se dedica à torrefação, empacotamento e comercialização de café e sucedâneos.

A solução pretende dotar o processo produtivo de uma maior eficiência e segurança, mais qualidade de serviço e melhoria nos resultados. Tira partido do elevado know-how, experiência e capacidade do ecossistema de parceiros da MEO Empresas, e do qual fazem parte a Nokia, enquanto fornecedor da solução de rede privada 5G, a Infinite Foundry, responsável pelo desenvolvimento do digital twin 3D e a Afinomaq, responsável pelo fornecimento do braço robótico.

Com foco na preparação das empresas para atingirem o seu verdadeiro potencial, gerarem maior valor e criarem um impacto positivo no mercado e no mundo, a MEO Empresas tem vindo a realizar um forte investimento em inovação sobre a rede móvel 5G. Prova disso são os vários exemplos já implementados em setores como a saúde, a educação, as cidades, a agricultura ou a indústria.

Nesta demonstração, a rede privada 5G surge como enabler e plataforma de conetividade industrial, conferindo maior fiabilidade, previsibilidade, desempenho e segurança às funções desempenhadas. A solução integrada, adaptada às necessidades e características da fábrica de Campo Maior, conta com o 5G, enquanto ator principal da demonstração e três serviços complementares inseridos neste ecossistema: o digital twin 3D, software que replica virtualmente, em 3D e em tempo real, o que está a acontecer no chão de fábrica; um avançado sistema de paletização que coloca as caixas de café em paletes e, através do 5G, comunica com o AGV, um veículo de transporte autónomo que tem como missão abastecer o robot com paletes vazias e transportar a palete cheia, sem intervenção humana, para o armazém, deslocando- se de forma segura entre os seus pares.

A rede permitiu a operação e integração em tempo real de todos estes elementos graças à conetividade de elevada velocidade, mínima latência e total controlo de qualidade de serviço. Desta forma, a Novadelta conseguiu experienciar um ambiente de indústria 4.0, traduzido em ganhos de produtividade, eficiência, flexibilidade e sustentabilidade, com maior segurança para os trabalhadores.

“A Delta Cafés sempre foi e será uma empresa inovadora e que procura acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos, por forma a garantir a sua competitividade e eficiência. Na Novadelta já temos atualmente instaladas aplicações que permitem gerir o planeamento de produção e a eficiência de cada linha de produção. Esta solução integrada está adaptada às necessidades e às características exclusivas da nossa fábrica de Campo Maior e segue o objetivo estratégico de continuarmos o caminho de investimento numa unidade mais moderna e capacitada para o futuro da Delta Cafés”, sublinhou Ivan Nabeiro, Administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

Nuno Nunes, Chief Sales Officer da Altice Portugal, destaca a importância desta demonstração e o papel da Novadelta para a MEO Empresas: “O objetivo da Altice é demonstrar um case real 5G e trabalhar juntamente com os parceiros na validação de conceitos e tecnologias que podem tirar partido desta 5a geração de rede móvel. A escolha da Novadelta para este momento foi feita, tendo em conta, a boa relação e o histórico de parceria entre as duas marcas. Gostamos de ser desafiados pelos nossos melhores clientes e o Grupo Nabeiro é, sem qualquer dúvida, um deles.”

Esta solução inovadora e apresentada pela primeira vez, oferece um conjunto de mais valias e vantagens competitivas à indústria 4.0, nomeadamente: comunicação ubíqua com garantias de qualidade de serviço, para suporte a serviços business-critical; localização e monitorização de equipamentos e matérias-primas em tempo real; automação de atividades críticas, bem como simulação, visualização do processo produtivo e monitorização de indicadores de performance e alertas em tempo real.

O atual contexto da indústria, bem como a profunda transformação digital que vivemos, obriga as organizações a prepararem-se, evoluírem e anteciparem a sua transição para um mundo mais humano, diferenciador e sustentável. É sob este mote que a MEO Empresas tem liderado a evolução deste tipo de tecnologia e a sua colocação ao serviço do mercado empresarial, reconhecendo estes progressos como um desafio de promoção de mais e melhores serviços.

A MEO Empresas continua a assumir o compromisso de pioneirismo, inovação e foco no cliente através de uma resposta rápida, diversificada e orientada para a transição digital.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.