Novos dados mostram que o programa de descarbonização da Primark começa a dissociar-se do seu crescimento, com uma redução de 1,9% nas emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor desde o ano de referência de 2019 e uma diminuição de 11,6% desde o ano passado.
Com o objetivo de disponibilizar uma oferta de roupa de qualidade a preços acessíveis, reduzindo simultaneamente o seu impacto no planeta, a Primark publicou hoje o seu terceiro Relatório de Progresso sobre Ética e Sustentabilidade (disponível aqui), que revela como a empresa está a implementar os seus compromissos de sustentabilidade e qual o seu impacto real. Nos últimos 12 meses, dois terços (66%) das roupas vendidas na Primark foram produzidas com materiais reciclados ou de origem mais sustentável. A Primark também avançou no seu compromisso de reduzir os resíduos têxteis através da produção de mais roupas que são recicláveis no fim da sua vida útil. Este ano, a marca internacional de moda concentrou-se em aumentar o volume das suas roupas concebidas através de design circular em categorias como as gangas e o jersey, e continuou a integrar as diretrizes de produto sobre circularidade através da formação de colegas e fornecedores. 3% das roupas vendidas na Primark nos últimos 12 meses advêm de economia circular desde a conceção, o que significa que cumpriam os critérios estabelecidos na Norma de Produto Circular da marca, incluindo artigos das coleções Rita Ora e O Rei Leão da Disney. Para desafiar a perceção de que as roupas mais resistentes são mais caras, a Primark lançou este ano, o seu Quadro de Durabilidade. Apesar de a UE se concentrar na durabilidade dos produtos, bem como no aumento do custo de vida e no impacto dos resíduos têxteis no ambiente, não existe atualmente uma norma industrial ou legal estabelecida para a durabilidade do material. Com o apoio da investigação da organização ambiental Hubbub e da Escola de Design da Universidade de Leeds (UOL), o Quadro de Durabilidade da Primark foi concebido para definir a forma como as marcas de moda podem ajudar os consumidores a aumentar a vida útil das suas roupas. A redução das emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor durante os últimos 12 meses é uma conquista importante para a Primark, que estabeleceu a ambição de as reduzir para metade em toda a sua cadeia de valor até 2030. As emissões de Scope 1 e 2 (baseado no mercado) da Primark foram reduzidas em 21% em 2024, em comparação com 2023, e foram 52% inferiores ao valor de base de 2019. Esta redução foi alcançada através de medidas de eficiência energética nas suas lojas e da aquisição de eletricidade renovável e baixa em carbono. A Primark alcançou uma redução de 1,9% nas emissões totais de carbono em toda a sua cadeia de valor desde 2019, o ano de referência, e uma diminuição de 11,6% desde o ano passado. A empresa espera que esta redução se altere a curto prazo, à medida que a empresa se expande. Uma vez que o algodão é a fibra mais utilizada na roupa da Primark, o desenvolvimento do Projeto de Algodão da Primark (anteriormente designado por Programa de Algodão Sustentável da Primark) e a formação dos produtores de algodão em práticas agrícolas mais regenerativas é um objetivo permanente. Este ano, cerca de 3.000 agricultores concluíram um projeto-piloto na Índia, no Bangladesh e no Paquistão. Receberam formação sobre como utilizar alternativas biológicas aos fertilizantes químicos e como introduzir culturas de cobertura que protegem o solo e criam novos fluxos de rendimento. A Primark desenvolveu um roteiro até 2030 para impulsionar uma maior adesão à agricultura regenerativa no âmbito do Projeto de Algodão da Primark. Lynne Walker, Diretora da Primark Cares, comentou os dados obtidos sobre o impacto: “Os nossos compromissos de sustentabilidade pertencem a todos os que fazem parte da Primark e estamos a começar a ver o seu impacto real. Os progressos que fizemos nos três anos desde que lançámos a nossa estratégia Primark Cares deram-nos a confiança necessária para nos orgulharmos do trabalho que estamos a fazer. Como marca acessível para todos, sabemos que temos uma enorme responsabilidade de usar a nossa influência para fazer o que está correto. “Assumir a liderança em termos de durabilidade em toda a indústria e provar que uma roupa mais sustentável e duradoura não tem de custar mais, foi uma conquista significativa. Continuar a aprender à medida que reunimos insights e dados de todo o negócio da Primark e estabelecer uma colaboração significativa em todo o setor será fundamental para alcançar as nossas ambições para 2030.”
Outros destaques de progresso da estratégia Primark Cares que o relatório deste ano inclui: Pessoas
Produto
Planeta
Participação dos colaboradores, inclusão e impacto na comunidade
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