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Primark diminui emissões de carbono em toda a cadeia de valor

Primark diminui emissões de carbono em toda a cadeia de valor

Novos dados mostram que o programa de descarbonização da Primark começa a dissociar-se do seu crescimento, com uma redução de 1,9% nas emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor desde o ano de referência de 2019 e uma diminuição de 11,6% desde o ano passado.

Com o objetivo de disponibilizar uma oferta de roupa de qualidade a preços acessíveis, reduzindo simultaneamente o seu impacto no planeta, a Primark publicou hoje o seu terceiro Relatório de Progresso sobre Ética e Sustentabilidade (disponível aqui), que revela como a empresa está a implementar os seus compromissos de sustentabilidade e qual o seu impacto real.

Nos últimos 12 meses, dois terços (66%) das roupas vendidas na Primark foram produzidas com materiais reciclados ou de origem mais sustentável. A Primark também avançou no seu compromisso de reduzir os resíduos têxteis através da produção de mais roupas que são recicláveis no fim da sua vida útil. Este ano, a marca internacional de moda concentrou-se em aumentar o volume das suas roupas concebidas através de design circular em categorias como as gangas e o jersey, e continuou a integrar as diretrizes de produto sobre circularidade através da formação de colegas e fornecedores. 3% das roupas vendidas na Primark nos últimos 12 meses advêm de economia circular desde a conceção, o que significa que cumpriam os critérios estabelecidos na Norma de Produto Circular da marca, incluindo artigos das coleções Rita Ora e O Rei Leão da Disney.

Para desafiar a perceção de que as roupas mais resistentes são mais caras, a Primark lançou este ano, o seu Quadro de Durabilidade. Apesar de a UE se concentrar na durabilidade dos produtos, bem como no aumento do custo de vida e no impacto dos resíduos têxteis no ambiente, não existe atualmente uma norma industrial ou legal estabelecida para a durabilidade do material. Com o apoio da investigação da organização ambiental Hubbub e da Escola de Design da Universidade de Leeds (UOL), o Quadro de Durabilidade da Primark foi concebido para definir a forma como as marcas de moda podem ajudar os consumidores a aumentar a vida útil das suas roupas.

A redução das emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor durante os últimos 12 meses é uma conquista importante para a Primark, que estabeleceu a ambição de as reduzir para metade em toda a sua cadeia de valor até 2030. As emissões de Scope 1 e 2 (baseado no mercado) da Primark foram reduzidas em 21% em 2024, em comparação com 2023, e foram 52% inferiores ao valor de base de 2019. Esta redução foi alcançada através de medidas de eficiência energética nas suas lojas e da aquisição de eletricidade renovável e baixa em carbono. A Primark alcançou uma redução de 1,9% nas emissões totais de carbono em toda a sua cadeia de valor desde 2019, o ano de referência, e uma diminuição de 11,6% desde o ano passado. A empresa espera que esta redução se altere a curto prazo, à medida que a empresa se expande.

Uma vez que o algodão é a fibra mais utilizada na roupa da Primark, o desenvolvimento do Projeto de Algodão da Primark (anteriormente designado por Programa de Algodão Sustentável da Primark) e a formação dos produtores de algodão em práticas agrícolas mais regenerativas é um objetivo permanente. Este ano, cerca de 3.000 agricultores concluíram um projeto-piloto na Índia, no Bangladesh e no Paquistão. Receberam formação sobre como utilizar alternativas biológicas aos fertilizantes químicos e como introduzir culturas de cobertura que protegem o solo e criam novos fluxos de rendimento. A Primark desenvolveu um roteiro até 2030 para impulsionar uma maior adesão à agricultura regenerativa no âmbito do Projeto de Algodão da Primark.

Lynne Walker, Diretora da Primark Cares, comentou os dados obtidos sobre o impacto:

“Os nossos compromissos de sustentabilidade pertencem a todos os que fazem parte da Primark e estamos a começar a ver o seu impacto real. Os progressos que fizemos nos três anos desde que lançámos a nossa estratégia Primark Cares deram-nos a confiança necessária para nos orgulharmos do trabalho que estamos a fazer. Como marca acessível para todos, sabemos que temos uma enorme responsabilidade de usar a nossa influência para fazer o que está correto.

“Assumir a liderança em termos de durabilidade em toda a indústria e provar que uma roupa mais sustentável e duradoura não tem de custar mais, foi uma conquista significativa. Continuar a aprender à medida que reunimos insights e dados de todo o negócio da Primark e estabelecer uma colaboração significativa em todo o setor será fundamental para alcançar as nossas ambições para 2030.”

 

Outros destaques de progresso da estratégia Primark Cares que o relatório deste ano inclui:

Pessoas

  • A Primark assinou um acordo juridicamente vinculativo com o sindicato global IndustriALL para apoiar a negociação coletiva dos trabalhadores do setor do vestuário e do calçado do Camboja, um marco importante no caminho para estabelecer o primeiro acordo de negociação coletiva de sempre no país e na indústria, que é diretamente apoiado pelas marcas. 
  • A Primark está a trabalhar com 36 parceiros externos para apoiar os trabalhadores da sua cadeia de abastecimento em 21 programas, que vão desde a construção da resiliência financeira até à proteção contra a violência de género, assédio e problemas de saúde mental.
  • O programa de desenvolvimento de competências Sudokkho dos colaboradores da Primark tem agora quase 10 anos e está implementado em 28 fábricas no Bangladesh.

Produto

  • Continuar a gostar e a usar a roupa durante mais tempo através de Workshops de arranjos de costura gratuitos: Nos últimos três anos, a Primark organizou 393 workshops de arranjos de costura gratuitos em França, Itália, Países Baixos, Reino Unido e Irlanda, tendo disponibilizado 7.157 lugares aos seus clientes e colegas.
  • Este ano, 57% das roupas de algodão vendidas na Primark continham algodão orgânico, reciclado ou proveniente do Projeto de Algodão da Primark.
  • Reduzir os resíduos têxteis através de uma parceria com a WRAP: A Primark está a explorar formas inovadoras de dar uma vida mais longa às roupas através de diferentes iniciativas como o Programa de Recolha de têxteis, que vai chegar às lojas em Portugal esta semana, entre outros, para modelos de negócio circulares. A parceria com a Circular Textiles Foundation ajudou a desenvolver a formação em design circular para criar um nível de formação “especializado” e a criação de projetos em categorias específicas. Até ao momento, 529 colegas (80% dos elegíveis) concluíram a formação de base. 

 

Planeta

  • Reduzir as emissões de Gases com Efeitos de Estufa (GEE) em toda a sua cadeia de valor: A Primark continua a investir nos programas de eficiência da equipa e das fábricas dos seus fornecedores, com o objetivo de apoiar a redução das emissões de GEE através de formação específica, melhoria de competências e projetos de poupança de energia. Lançou também uma nova métrica de desempenho que exige que os seus 100 principais fornecedores estabeleçam objetivos de redução das emissões de GEE nos níveis um e dois das suas cadeias de abastecimento.
  • Alternativas de combustível ecológico: Através da parceria com a Maersk, a Primark começou a introduzir alternativas de combustível ecológico, como o biocombustível, para o transporte dos seus produtos, que emite anualmente cerca de 40% menos emissões de GEE do que o combustível tradicional.
  • Eliminar plásticos de utilização única (PUU) até 2027: este ano, a Primark estabeleceu uma referência para todas as embalagens da empresa, a fim de acompanhar o seu progresso no que diz respeito a este compromisso. As embalagens dos produtos são um dos principais fatores de resíduos não relacionados com o vestuário e os cabides são responsáveis por dois terços dos volumes de PUU na Primark. Para resolver este problema, a Primark começou a introduzir cabides mais duradouros, em todo o vestuário, fabricados com um mínimo de 90% de polipropileno reciclado certificado, com conclusão prevista para 2027.

 

Participação dos colaboradores, inclusão e impacto na comunidade

  • “Primark Connect”: Em janeiro, a empresa reuniu mais de 1.700 colaboradores de todo o mundo num evento de dois dias, para dar vida à sua estratégia, propósito e valores para dar as ferramentas necessárias às pessoas para desempenharem melhor as suas funções.
  • Acessibilidade na Primark: A Primark lançou a sua primeira coleção de roupa interior adaptada e anunciou uma parceria com a designer e defensora da igualdade de oportunidades, Victoria Jenkins, para introduzir no mercado mais artigos adaptados a pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida. Lançou também novos compromissos para transformar as suas lojas num espaço mais acessível para clientes e colegas. Para ajudar a alcançar este objetivo, a Primark estabeleceu uma parceria com uma organização especializada em acessibilidade, AccessAble, para inspecionar todas as lojas na Républica da Irlanda e no Reino Unido, bem como os seus escritórios centrais e o entreposto de Islip.
  • Impacto na comunidade: Este ano, pela primeira vez, a Primark irá doar fundos a instituições de solidariedade social locais em todos os mercados em que opera, tendo começado a organizar atividades de solidariedade social para grandes campanhas como a de sensibilização para o cancro da mama.

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