INOVA
Primeiro satélite comercial português testado em Castelo Branco

Primeiro satélite comercial português testado em Castelo Branco

Satélite português enviado para o espaço foi testado pelo ISQ em Castelo Branco a bordo do Falcon 9 da Space X

O primeiro satélite comercial português, PoSAT-2, desenvolvido pela LusoSpace para a monitorização dos oceanos, enviado ontem para o espaço a bordo do Falcon 9 da Space X, foi testado no laboratório de ensaios especiais do ISQ, em Castelo Branco. Este facto representa um marco histórico para a área do espaço nacional, onde o ISQ trabalha há mais de 20 anos.

Os ensaios de vibração validam em terra que o equipamento suporta as pressões mecânicas que irá ter durante a fase de lançamento.

O ISQ prevê vir a testar mais satélites da constelação portuguesa VDES. A parceria entre o ISQ e a LusoSpace insere-se na agenda mobilizadora (PRR) New Space Portugal.

O ISQ está presente com uma equipa permanente na base aeroespacial em Kourou e tem vindo a participar em vários projetos da Agência Espacial Europeia. Começou com um

engenheiro e conta hoje com uma equipa de oito pessoas, sendo a perspetiva de crescimento.

Muitos dos engenheiros do ISQ que trabalham no Centro Espacial têm experiência noutros projetos com níveis de exigência semelhantes tais como o CERN (European Organization for Nuclear Research), o ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), o European Southern Observatory (ESO) ou o Petroleum Institute.

A equipa do ISQ opera com equipas de controlo de qualidade e segurança, fazendo o acompanhamento de operações, da preparação das cargas úteis e dos lançadores. No

Centro Espacial Europeu são lançados os foguetões de três sistemas de lançamento: o Ariane 5, o Soyuz e o Veja.

Determinante é também a parceria entre o ISQ e a ESA, a Agência Espacial Europeia, em atividades de desenvolvimento de tecnologia, com prestação de serviços nas áreas dos

materiais, inspeção, ensaios e metrologia para o ESTEC (European Space Research and Technology Centre). Estes trabalhos assentam em contratos de prestação de serviços com atividades de desenvolvimento de tecnologia.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.