Um relatório recém-divulgado pela Navigant Research sobre as tendências – tanto regionais com globais – do mercado dos Home Management Systems (HEMs) revela que este apresentará receitas superiores a 22 mil milhões entre 2014 e 2023
O referido documento, que apresenta previsões relativas à área da gestão doméstica de energia por segmento e por região do globo para os próximos oito anos, explica que os diversos intervenientes deste mercado começaram a assistir a uma crescente atividade do mercado pouco tempo depois da aquisição da Nest Labs pela multinacional Google, em janeiro de 2014. De acordo com o relatório esta aquisição foi considerada por fabricantes, utilities, provedores de serviços, e retalhistas como um sinal de que a automação e a gestão de energia estavam por fim a ganhar reconhecimento. Em paralelo a consciencialização por parte dos consumidores começou também a aumentar – levando ao destaque de produtos e serviços que otimizam a gestão e o consumo de energia em habitações. Neil Strother, analista sénior da Navigant Research, afirmou sobre a pesquisa atrás referida que “a competição está finalmente a aquecer entre os fornecedores e, ao mesmo tempo, os produtos HEM estão a tornar-se mais acessíveis para os consumidores, e retalhistas como a Best Buy, a Staples, e a Lowe’s comercializam equipamentos que incluem funcionalidades de gestão de energia”. O dito analista acrescentou ainda que “apesar de o mercado HEM se encontrar ainda numa fase incipiente de crescimento, 2015 está a preparar-se para se tornar num ano decisivo para a sua expansão”. |