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Ricoh Portugal debate o impacto da inteligência artificial no setor da saúde

Ricoh Portugal debate o impacto da inteligência artificial no setor da saúde

"Digitalize e transforme o atendimento clínico com a IA", foi o tema do encontro promovido pela Ricoh com o objetivo de partilhar insights valiosos e soluções inovadoras para apoiar o setor da saúde na sua transformação digital.

A Ricoh Portugal juntou especialistas dos setores da saúde e da tecnologia para debater o impacto da inteligência artificial na gestão documental e no atendimento clínico. A sessão, realizada na Alfândega do Porto, contou com a presença de representantes de várias instituições de referência destas áreas, que descreveram e discutiram o impacto da adoção de soluções inovadoras no funcionamento das suas unidades hospitalares.

A empresa está a impulsionar a transformação digital na saúde com recurso à IA, oferecendo ferramentas que reduzem períodos de espera e aumentam a eficiência operacional dos hospitais.

Miguel Matias, Business Development Manager da Ricoh Portugal, sublinhou as vantagens do DocuWare, uma solução que facilita a gestão documental, agora com reconhecimento e extração automática de dados através de inteligência artificial. “A informação certa, no formato certo, na hora certa” é, nas palavras de Miguel Matias, um dos motes que orienta o propósito da ferramenta.

A solução promete evitar erros manuais, melhorar a categorização dos documentos e assegurar um método de trabalho mais fluído. “Aqui a ideia é não ter a necessidade de manualmente estar a olhar para documentos”, sublinha Miguel Matias. O DocuWare revela múltiplas funcionalidades, desde a divisão e corte de documentos até à anonimização automática de dados. Segundo Miguel Matias, a inteligência artificial revela-se uma aliada, sobretudo, no reconhecimento de informações em diferentes formatos: “Muitas das vezes os documentos não contêm só texto, também contêm notas manuscritas, e é isso que nós conseguimos fazer com estes motores de inteligência artificial. É reconhecer dados nulos e conseguir retirar esses dados para utilizá-los na própria indexação do documento. Isto é feito através do reconhecimento avançado.”

O software FlexiQueue, software 100% português, foi outra das soluções abordadas durante a conferência de Tiago Pacheco, Analyst Developer da PAMAFE IT, empresa do grupo Ricoh. Esta ferramenta procura melhorar a experiência do utente e facilitar a atividade dos médicos, enfermeiros, pacientes e visitantes. Inclui software e quiosques, automatiza processos e reduz tempos de espera, otimizando assim recursos e adaptando-se a qualquer sistema hospitalar.

Pedro Teixeira, Diretor de IT da Unidade Local de Saúde da Lezíria, testemunhou o resultado positivo da implementação do sistema na sua instituição. “Antes, os utentes dirigiam-se ao secretariado para efetivar as suas consultas e havia uma aglomeração de pessoas nas salas de espera. O FlexiQueue ajudou-nos imenso. O utente já não anda perdido, porque dirige-se ao quiosque, o quiosque emite uma senha, e a senha indica, claramente, qual é que é a sala de espera onde vai aguardar”, explica.

Uma das funcionalidades mais elogiadas desta solução tecnológica foi precisamente a senha única, que permite maior comodidade aos utentes e eficiência na sua receção. Pedro Teixeira, cliente recente da ferramenta, indicou que, anteriormente, os pacientes deveriam retirar várias senhas para os diferentes serviços, o que incentivava à confusão e a um maior tempo de espera. Com o FlexiQueue basta uma senha para todas as etapas do atendimento.

Para além de melhorar a experiência dos utentes, o sistema contribuiu para uma gestão eficaz das visitas nos hospitais, permitindo respeitar o número de pessoas por paciente e evitar as aglomerações nas instituições clínicas.

O software proporcionou também melhorias significativas na prática dos profissionais de saúde. Nas palavras de Pedro Teixeira, para além de permitir que o médico dispense as múltiplas plataformas, a ferramenta “foi uma mais-valia do ponto de vista administrativo, porque retirou muitos utentes do secretariado e permitiu rentabilizar os profissionais a fazerem outro tipo de tarefas.”

Durante a sessão, a importância da digitalização nos serviços clínicos foi debatida numa mesa-redonda moderada por Patrique Teixeira, Head of Services da Ricoh Portugal. O painel contou com a participação de responsáveis pela área de IT de três unidades, nomeadamente Frederico Sottomayor, do IPO do Porto, Vitor Pedro, da Unidade Local de Saúde de Oeste e Pedro Teixeira, da Unidade Local de Saúde da Lezíria, que destacaram o impacto positivo de soluções digitais na gestão clínica.

Já Henrique Lopes, Systems Engineer da Dell Tech, apresentou soluções de gestão e armazenamento de dados, mostrando como os datacenters da Dell Technologies respondem aos desafios do setor.

O evento reafirmou o compromisso da Ricoh Portugal em oferecer soluções tecnológicas adaptadas às necessidades do setor da saúde, visando sempre a otimização de recursos e a melhor experiência para os médicos, enfermeiros, pacientes e visitantes.

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