O BCSD Portugal lança a publicação “Soluções Empresariais para a Neutralidade Carbónica até 2050”, que pretende ajudar as empresas e os seus parceiros no planeamento e implementação estratégica em matéria de clima, bem como inspirar à ação conjunta, promover a transformação e desbloquear oportunidades.
A descarbonização das sociedades, economias e cadeias de valor das empresas é um dos objetivos mais importantes a alcançar nos próximos anos, de modo a garantirmos a sustentabilidade do nosso modelo de desenvolvimento. Alinhado com este objetivo, o BCSD Portugal lança a publicação “Soluções Empresariais para a Neutralidade Carbónica até 2050”, que pretende ajudar as empresas e os seus parceiros no planeamento e implementação estratégica em matéria de clima, bem como inspirar à ação conjunta, promover a transformação e desbloquear oportunidades. A publicação surge no âmbito do projeto “Soluções Empresariais para a Neutralidade Carbónica até 2050” do Grupo de Trabalho de Neutralidade Carbónica do BCSD Portugal, composto por 44 empresas de diversos setores. Seguindo uma abordagem setorial alinhada com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) e com o Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030), o projeto pretendeu contribuir para ajudar as empresas a operacionalizarem os seus planos de ação para a descarbonização até 2050, identificando soluções que acelerem a transição em qualquer empresa, independentemente da fase em que se encontra da jornada, em alinhamento com as metas climáticas nacionais e europeias. Nesse sentido, no contexto da agenda europeia e nacional para a descarbonização, a publicação apresenta:
Este projeto divide-se em 3 fases, tendo a 1a sido marcada pela colaboração com a McKinsey & Company na elaboração do estudo “Net-Zero Portugal: Caminhos de Portugal para a descarbonização”, o qual serviu de base para a identificação das cinco alavancas-chave ou desafios para a descarbonização. Na fase 2, identificaram-se soluções empresariais para cada uma dessas alavancas, ilustradas com casos de aplicação de empresas associadas do BCSD Portugal. A fase 3 (e última) prevê um evento colaborativo, a realizar em breve, envolvendo entidades de diferentes setores, para co-construir soluções que apoiem as empresas na sua trajetória para a neutralidade carbónica. As empresas que investirem hoje na neutralidade climática estarão mais bem preparadas para os desafios da economia de amanhã. Face à crescente exigência de descarbonização das nossas sociedades e economias, por parte da generalidade dos stakeholders, as empresas que já reconhecem a oportunidade e o imperativo de descarbonizar ganham vantagem competitiva. Sabemos que ainda é possível limitar o aquecimento global a 1,5 °C se aumentarmos a ambição e, simultaneamente, acelerarmos a ação para a descarbonização nas empresas e nas suas cadeias de valor.
|