INOVA
Três tendências tecnológicas que promovem a sustentabilidade

Três tendências tecnológicas que promovem a sustentabilidade

Os desafios globais atualmente enfrentados carecem de uma resposta eficiente, e a tecnologia poderá oferecer soluções imediatas, sendo um catalisador para alcançar estes objetivos.

No caminho para que seja possível cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030, é necessário realçar o papel da inovação tecnológica na transição para um planeta mais verde. Os desafios globais atualmente enfrentados carecem de uma resposta eficiente, e a tecnologia poderá oferecer soluções imediatas, sendo um catalisador para alcançar estes objetivos.

A União Europeia considera a sustentabilidade e a tecnologia uma ‘’transição gémea’’ - estes dois fenómenos podem trabalhar em conjunto na construção de um futuro verde e inovador. O Dia Mundial do Ambiente não aumenta apenas a visibilidade dos desafios do planeta, mas também mobiliza ações que contribuem ativamente para o avanço dos objetivos da Agenda 2030. É neste sentido que a Ironhack, escola líder em tecnologia, indica três tendências tecnológicas que solucionam problemas globais e promovem a sustentabilidade:

 

1. Soluções sustentáveis e infraestruturas

A criação de edifícios inteligentes que utilizam a inteligência artificial para reduzir o uso energético e os sistemas de transporte público inteligentes melhoram a eficiência industrial e promovem cidades mais inteligentes e ambientalistas. Significa isto que a inovação tecnológica é um dos grandes pilares no combate às alterações climáticas, no que diz respeito à eficiência das infraestruturas, mas também a todo o meio envolvente de uma cidade.

 

2. Educação e ação ambiental

Aeducação é a chave-mestra para uma sociedade equitativa e sustentável e, neste âmbito, a tecnologia trouxe novas ferramentas que permitem uma maior amplitude na promoção do conhecimento, através do debate e consciencialização ambiental, da sensibilização para práticas sustentáveis, e no incentivo à ação coletiva. Para além disso, com o investimento na educação digital e

formatos remotos é possível democratizar o acesso ao ensino de qualidade, promovendo a empregabilidade e o desenvolvimento humano.

 

3. Gestão de resíduos e recursos

Noutra vertente, a inovação tecnológica impacta também positivamente a reciclagem, a partir do desenvolvimento de sistemas de gestão de resíduos inteligentes e dos modelos de economia circular que estão a alterar a forma como se reutilizam, reciclam e recuperam os materiais. Por sua vez, a inteligência artificial e a automação também têm um papel ativo na mitigação do impacto ambiental, melhorando a separação e processamento de resíduos. Estas inovações são essenciais para criar um sistema de gestão de resíduos mais sustentável e reduzir a pegada ecológica global, enquanto contribuem para os objetivos de Consumo e Produção Responsáveis.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.