O IQ. DRIVE, nova designação que agrupa os sistemas de assistência da Volkswagen, combina os sistemas de assistência clássicos com novas tecnologias para tornar os veículos adaptáveis à evolução da condução autónoma
O IQ. DRIVE, a nova marca global da Volkswagen para sistemas de assistência está a chegar na máxima força. IQ.DRIVE representa todos os sistemas de assistência inteligentes atualmente disponíveis para a condução, estacionamento e segurança, bem como as inovações desenvolvidas pela Volkswagen para permitir, no futuro, a condução autónoma até o nível 5 (condução totalmente autónoma sem condutor). Múltiplos sistemas de assistência. Com o IQ. DRIVE, a Volkswagen combina os sistemas de assistência ao condutor, que levarão a marca rumo à condução autónoma. A inovadora conjugação dos sistemas permite aos condutores de modelos da Volkswagen que viajam bastante, ter maior comodidade e segurança do que nunca. Os sistemas da família IQ.DRIVE já possibilitam ao condutor, em situações do dia-a-dia, deixar um lugar de estacionamento (Park Assist), realizar uma manobra mudança de faixa rodagem (Lane Assist) como ainda ajudar a prevenir acidentes (Front Assist com City Emergency Brake function). O espectro IQ. DRIVE complementa-se com tecnologias conhecidas e tecnologias que estão integradas numa parte dos novos sistemas de assistência. Entre estes encontram-se o assistente de mudança da faixa de rodagem “Side Assist” em conjunto com o assistente de saída de estacionamento, o sistema de aviso de saída da faixa de rodagem “Lane Assist”, o sistema de alerta “Front Assist”, o sistema para manobras com reboque “Trailer Assist” e o sistema de estacionamento assistido “Park Assist”. Se o condutor sofrer uma doença súbita, o “Emergency Assist” assumirá, entretanto, o comando do veículo. Entre os novos sistemas de assistência a bordo encontra-se o “Travel Assist”, que será utilizado pela primeira vez no novo Passat, e que permite a condução semiautónoma na quase totalidade das velocidades até 210 km/h; mais um passo no caminho até à condução autónoma. No novo Passat, a orientação longitudinal continuará a cargo do adaptative control (ACC) e a transversal, do “Lane Assist”. Mas a capacidade de todos os sensores, radares e câmaras na dianteira e nas partes laterais foi ampliada. Enquanto que esta orientação longitudinal e transversal automática estava disponível, até agora, a uma velocidade máxima de 60 km/h, em combinação com o “assistente para engarrafamentos”, o “Travel Assist” permite, pela primeira vez, uma condução semiautónoma até 210 km/h. Página 3 de 3 No. 08/2019 O “Travel Assist” é ativado através do volante multifunções numa questão de segundos, bastando para tal pressionar um botão no lado esquerdo dos raios do volante. O “Travel Assist” é ativado através do volante multifunções numa questão de segundos, bastando para tal pressionar um botão no lado esquerdo dos raios do volante. Se o “Travel Assist” está ativo, permite a condução semiautónoma no nível 2 (num escalonamento de condução autónoma 0 a 5). Por razões legais e de segurança, o condutor deverá supervisionar permanentemente o sistema. Para tal, o “Travel Assist” comprova que o condutor tem as mãos no volante. Jürgen Stackmann, responsável pelas Vendas e Marketing da Volkswagen destaca: “Os nossos modelos já contam com assistentes eletrónicos inteligentes para maior comodidade e segurança a bordo. Com o IQ.DRIVE, estamos a acompanhar os nossos clientes rumo à condução autónoma.” |