A plataforma oferece às empresas de e-commerce a possibilidade de integrar a descarbonização nos seus processos de forma simples e prática, antecipando-se às novas regulamentações do Digital Product Passport (DPP) previstas para 2027.
ZeroPact, a startup portuguesa premiada no El Corte Inglés Retail Challenge, desenvolveu uma solução inovadora utilizando Inteligência Artificial para calcular e compensar automaticamente a pegada carbónica dos produtos vendidos online. A plataforma oferece às empresas de e-commerce a possibilidade de integrar a descarbonização nos seus processos de forma simples e prática, antecipando-se às novas regulamentações do Digital Product Passport (DPP) previstas para 2027.
Sustentabilidade como prioridadeA relevância da sustentabilidade para os consumidores é sublinhada por João Morgado, CEO da ZeroPact: “Os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos às práticas ambientais das marcas. O Barómetro Mastercard 2023 - Perceção da Sustentabilidade em Portugal revela que 80% dos portugueses dão importância à política de sustentabilidade dos comerciantes ou fornecedores e que 52% já deixaram de comprar um produto devido à má reputação ambiental de uma marca. Estes números mostram a urgência das empresas em adotar práticas transparentes e alinhadas com as expectativas de um consumidor mais consciente”, afirma João Morgado, CEO da ZeroPact. “Além disso, 87% dos portugueses manifestam interesse em saber a pegada carbónica das suas compras, com esta percentagem a subir para 90% entre as mulheres. No entanto, apenas 15% conhecem a sua própria pegada carbónica, apesar de 74% já estarem familiarizados com o conceito. Este cenário evidencia uma grande oportunidade para as empresas liderarem na comunicação de sustentabilidade e oferecerem ferramentas que ajudem os consumidores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis”, acrescenta Morgado.
Reconhecimento de líderes de sustentabilidadeAssunção Cristas, sócia da VdA e ex-Ministra do Ambiente, sublinha a relevância da solução:
Piloto com líderes do Retalho"É entusiasmante saber que o projeto vencedor foi na área da sustentabilidade, o que revela o compromisso da empresa em trabalhar continuamente na redução da sua pegada ambiental. A aplicação da tecnologia na área de sustentabilidade permite fornecer aos clientes informações claras e precisas sobre a pegada de carbono dos produtos que adquirem. Além disso, pode criar um modelo replicável para o setor como um todo, impulsionando uma transformação mais ampla em direção à sustentabilidade", Vasco Marques Pinto, Sustentabilidade, El Corte Ingles
Expansão internacionalCom uma visão ambiciosa, a ZeroPact tem planos de expansão para toda a Europa, focando-se em mercados europeus estratégicos devido à legislação emergente que, até 2027, obrigará as empresas a adotarem passaportes digitais de produtos e práticas de sustentabilidade mais rigorosas.
Adesão pioneira em PortugalMarcas portuguesas já estão a antecipar-se à regulamentação e a adotar, voluntariamente, esta tecnologia inovadora, demonstrando o seu compromisso com a sustentabilidade. Duarte Costa, CEO da DCK, comentou: |