Esta foi uma das conclusões de um inquérito WeDo Technologies a cerca de 250 profissionais da área de gestão de risco, de 60 operadores mundiais, reunidos em Cascais no passado mês de Maio
A WeDo Technologies reuniu, no seu WeDo User Group anual, alguns dos profisisonais mais influentes e estrategas da área de gestão de risco na indústria de telecomunicações, sob o tema ‘Hidden Risks’. Os presentes quando questionados sobre qual seria a disrupção tecnológica que pudesse ser a maior fonte de risco para a Indústria das Telecomunicações, os resultados foram claros: 79% apontou a Internet das Coisas, como disrupção de negócio com capacidade de disseminação de novos riscos. Seguiu-se a Inteligência Artificial, com 13%, sendo uma tecnologia que, apesar de poder aumentar a eficácia do combate à fraude, tem potencial para tornar os esquemas de fraude mais criativos e sofisticados. Um dos grandes temas da conferência, foi o facto da Internet of Things já ser uma realidade. Insights de dados recolhidos de vários dispositivos conectados são atualmente usados em vários setores para aumentar a produtividade, resolver problemas,criar novas oportunidades de negócios e potenciar a eficiência operacional. Mas há também uma série de riscos inerentes que obrigam as empresas do setor e/ou de serviços públicos a desenvolver novas estratégias para mitigar e gerir riscos emergentes de segurança e fraude. Foi também percetível a mudança de perspectivas entre 2017 e 2018. 43% apontaram a fraude de subscrição e identidade como a prioridade a ser endereçada pelos departamentos de risco dos operadores. No ano passado, apenas 2% escolheram essa opção, o que comprova a maior preocupação nos casos de phishing que têm vindo a público nos últimos meses. A fraude de subscrição apesar do enorme controle existente é real e, cada vez, mais frequente. Vários estudos apontam a perda anual de fraude entre 3 e 8% da receita anual. Os últimos relatórios do setor apresentam perdas por fraude de subscrição na ordem dos 5,22 bilhões de dólares, que representam cerca de 40% de todas as perdas. Esse, é sem dúvida, o maior tipo de fraude do momento, daí ter sido referido por 43% da audiência. Ficou também clara a preocupação dos operadores com o seu papel na cadeia de valor e com a identificação de novos modelos de negócio, para lá das suas linhas tradicionais. Interrogados sobre qual a posição que iriam ocupar na cadeia de valor de IoT, 57% afirmaram que o seu papel iria além de simples fornecedores de conetividade, posicionando-se também na entrega de plataformas agregadoras de dados, bem como no desenvolvimento de aplicações finais de IoT. Já a adoção de soluções de gestão de risco baseadas em Cloud permanece uma oportunidade, com vários projetos de cloudificação da oferta discutidos durante o evento, apesar de uma grande parte dos operadores ainda não terem um plano claramente definido para todo o seu panorama aplicacional. Quando interrogados, 24% estão neste momento a analisar ou a utilizar já uma solução de Cloud, enquanto que 42% não sabem quando é que a sua empresa fará esta adoção, Para Rui Paiva, CEO da WeDo Technologies, estes dados “permitem-nos retirar bastante valor, tornando este evento não só um Forúm para se debater temas da Indústria das Telecomunicações, como também um momento para refletir, aprender e construir novos caminhos em conjunto com os nossos clientes e parceiros.” Rui Paiva acrescenta também que “existem ainda muitos desafios a transpor no que toca o risco associado às empresas de Telecom, mas as nossas soluções de Gestão de Risco estão no bom caminho para os mitigar”. |