Na Cimeira 5G Beyond Growth, em Barcelona, Li Peng, Corporate Senior Vice President and President of ICT Sales & Service na Huawei, explicou como as operadoras podem alcançar o sucesso empresarial no 5G e como o 5.5G vai desbloquear ainda mais o potencial das redes e criar novas oportunidades de inovação.
A Huawei apresentou a Cimeira 5G Beyond Growth, no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. Na apresentação, Li Peng, Corporate Senior Vice President and President of ICT Sales & Service na Huawei, explicou como as operadoras podem alcançar o sucesso empresarial no 5G e como o 5.5G vai desbloquear ainda mais o potencial das redes e criar novas oportunidades de inovação. "O 5G está no caminho certo para o sucesso empresarial", referiu Li Peng. E explicou-o através da contextualização do caminho antes percorrido pelas redes 4G. Repare-se que a quinta geração começou a ser comercializada em 2019 e, nos últimos cinco anos, conquistou 1,5 mil milhões de utilizadores a nível mundial. Li Peng explicou que, em comparação, foram necessários nove anos para que o 4G alcançasse os mesmos valores. A nível de utilização móvel do 5G sabemos que, atualmente, 20% dos assinantes de serviços móveis recorrerem à quinta geração. E estes utilizadores, que geram 30% de todo o tráfego móvel, contribuem para 40% das receitas alcançadas através da oferta de serviços móveis. Com foco no próximo passo a tomar e no caminho para a inovação, Li Peng explicou que "o 5.5G está a entrar em utilização empresarial este ano e, à medida que converge com outras tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e a cloud, as operadoras podem desbloquear o potencial de desenvolvimento de novas capacidades e formas de utilização". Aliás, a Huawei já ajudou as operadoras a iniciar a verificação e os testes comerciais do 5.5G em mais de 20 cidades em todo o mundo. O porta-voz da Huawei listou ainda quais as áreas em que acredita que as operadoras, a nível mundial, devem concentrar-se para aproveitar esta oportunidade. Assim, Peng elencou como prioridades o foco nas redes de alta qualidade, na monetização multidimensional, nos serviços emergentes e na IA generativa. Novos serviços permitem um crescimento sustentável a longo prazo A disponibilização de novos serviços na área do 5G, como os telefones na cloud e o 3D sem óculos estão a receber cada vez mais atenção dos consumidores. Além disso, as funções diferenciadas do 5G New Calling, por exemplo, - como os avatares virtuais -, estão a ganhar popularidade. De acordo com a IDC, as vendas globais de telemóveis com IA atingirão 170 milhões em 2024, o que representará 15% de todas as vendas de smartphones. E estes terão capacidades de armazenamento, visualização e imagem mais potentes o que, juntamente com a experiência em tempo real, leva a que os utilizadores estejam disponíveis para investir mais. Li Peng terminou a sua intervenção na cimeira prometendo que "juntamente com as operadoras, vamos desbloquear o potencial do 5G e do 5.5G e impulsionar um novo e incrível crescimento". Durante os próximos dias do MWC, a Huawei vai revelar novas soluções digitais para dez indústrias e uma série de produtos emblemáticos sob o tema "Infraestrutura líder para acelerar a inteligência industrial". |