A Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, está a trabalhar no desenho e desenvolvimento de um pórtico inteligente que identifique digitalmente os vagões e as unidades de carga transportada nos terminais ferroviários, permitindo um incremento de 10% na capacidade, fiabilidade e pontualidade do transporte de mercadorias por comboio
No âmbito do projeto de I+D+i FR8Hub (Real time information applications and energy efficient solutions for rail freight), a Indra está a trabalhar para transferir as funcionalidades do seu pórtico de identificação e cobrança electrónica de portagens free-flow em autoestradas para aplicações de tráfego ferroviário, passando da detecção, classificação e identificação automática, dinâmica e em tempo real de veículos, para a de vagões e mercadorias. Isto é possível graças à avançada solução da Indra, que inclui sensores laser e captura de imagens de alta resolução, à qual se somarão novos sensores, como etiquetas electrónicas com tecnologia RFID, e algoritmos específicos para a identificação de material circulante. A Indra também participa na definição do sistema de gestão da rede ferroviária de mercadorias, que permitirá melhorar a táctica e planeamento operativo deste sistema de transporte. No projeto FR8Hub vai ser desenvolvida uma plataforma multimodal de intercâmbio de dados entre os diferentes atores que intervêm no transporte de mercadorias para pôr toda a informação gerada à disposição dos operadores, que poderão saber que mercadorias vão chegar, as que saíram, etc. e desta forma melhorar as suas decisões. A definição deste sistema de gestão da rede, vai permitir uma evolução no sistema TMS DaVinci, da Indra, a plataforma de gestão de tráfego ferroviário mais avançada do mundo, que gere toda a rede de alta velocidade espanhola entre outras linhas, para integrá-lo no transporte ferroviário de mercadorias. Esta adaptação, juntamente com os novos desenvolvimentos no âmbito do projeto transversal IMPACT-2, também da Shift2Rail, permitiria integrar o sistema DaVinci da Indra com a nova plataforma intermodal de intercâmbio de dados e definir novas funcionalidades adicionais específicas para o planeamento e operação das mercadorias, tanto nas linhas como nos terminais, em armazéns, etc. Desta forma, será possível aceder em tempo real a toda a informação e criar novos serviços específicos e mais precisos, tanto para o operador como para os utilizadores da rede. Graças à digitalização de toda a informação, o sistema de gestão da rede permitirá uma maior visibilidade e rastreabilidade do fluxo de cargas, permitindo um maior controlo e coordenação entre todos os atores que intervêm dentro do terminal de uma forma mais rápida, eficaz e segura. Igualmente, serão optimizados os procedimentos nos terminais e o uso da infraestrutura do recinto, reduzindo o tempo de permanência das cargas e optimizando o desenho de futuros terminais.
Elevado potencial de melhoriaO projeto FR8Hub, desenvolvido por um consórcio de 14 empresas e instituições da Suécia, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça e Espanha, faz parte do programa IP5 da Shift2Rail, e tem como objetivo a evolução para um transporte de mercadorias mais eficiente, sustentável e competitivo, um dos maiores desafios da UE, encabeçado pelos países da Europa central. O projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia no âmbito do acordo de subvenção nº777402. Dentro do IP5, a Indra também participa no projeto FR8RAIL (Desenvolvimento de requisitos funcionais para um transporte ferroviário sustentável e atraente), que tem como objetivos reduzir em 10% o custo do transporte de mercadorias e em 20% os tempos de espera, colocando à disposição dos sistemas de informação da cadeia logística 100% da informação do transporte de mercadorias ferroviário. A função da Indra no projeto é potenciar o uso da tecnologia sem fios e sensores para melhorar a monitorização e a manutenção de vagões e mercadorias. |