As três operadoras nacionais reforçaram as suas redes para suportar os picos de utilização para o atual cenário que se vive em Portugal
Com o atual cenário que se vive em Portugal, com os estudantes a ter aulas remotamente, a partir de sua casa, a utilização das redes móveis e da Internet aumenta. Deste modo, a Altice, a Nos e a Vodafone têm vindo a reforçar as redes de telecomunicações fixas devido ao aumento do tráfego doméstico. As três operadoras assumem que estão preparadas para “suportar picos de utilização e que não têm enfrentado situações críticas”. Ao Observador, as operadoras garantem que os serviços vão continuar a ocorrer com normalidade, mesmo que sejam aplicadas medidas excecionais, como o estado de emergência. Ao mesmo órgão de comunicação, a Altice indica que tem trabalhado “na otimização, robustez e melhoria da rede, especialmente no caso de ser decretado o estado de emergência” nacional. A operadora em questão explica, também, que está a “acompanhar a evolução da situação, em estreita cooperação com as autoridades”. No caso da Nos, o objetivo é manter o país “ligado e a comunicar”. No entanto, reforça o apelo para que os cidadãos adotem “as boas práticas de utilização de redes de comunicações”. A empresa tem em curso várias medidas, como “o reforço da capacidade de rede” para que possa “assegurar a continuidade do seu negócio e, consequentemente, de todos aqueles que dela dependem”. A Vodafone tem “em vigor um plano de continuidade de negócio com o objetivo de garantir que, independentemente das circunstâncias, a empresa consegue entregar um serviço de qualidade aos seus clientes”. Ao Observador, a operadora assume que registou “subidas expectáveis de tráfego nas redes”, não tendo verificado “quaisquer anomalias ou interrupções de serviço”. |