Num esforço para impulsionar a adoção da tecnologia Li-Fi, a Signify formou uma parceria com a Ellamp Spa. empresa de engenharia elétrica especializada em transportes, no âmbito de instalar esta tecnologia em sistemas de entretenimento e acesso à internet em autocarros, comboios e aviões
Termo cunhado em 2011 por Harald Hass, professor da Universidade de Edimburgo, o Li-Fi ainda não ganhou terreno de forma significativa, apesar de oferecer potenciais vantagens sobre o Wi-Fi, entre as quais o facto de quase não ter limitações de largura de banda. Em vez de radiofrequência, usada pelo Wi-Fi, o Li-Fi usa ondas de luz para transmitir dados. Como a frequência do espectro de luz visível é várias ordens de magnitude maior do que a do espectro de radiofrequência, oferece uma largura de banda muito maior que o Wi-Fi – e não apresenta risco de interferência com o mesmo, podendo ser usado de forma complementar. À medida que o 5G continua a ser implementado em redes em todo o mundo, resultando numa maior exigência em termos de transferência de dados, muitos acreditam que a adoção do Li-Fi ajudará a resolver as limitações de largura de banda do Wi-Fi. Adicionalmente, é possível que o Li-Fi possa ajudar a melhorar a confiabilidade da rede, visto que os transmissores podem ser incorporados em todas as luminárias de uma sala ou edifício, tornando-os uma opção melhor para aplicações nas quais o Wi-Fi é sujeito a interferência ou proibido por razões de interferência ou segurança – mais uma vez, a luz não interfere com a radiofrequência usada na maioria das comunicações, e não tem a capacidade de penetrar barreiras físicas como paredes. Contudo, apesar dessas vantagens, o Li-Fi fez pouco progresso desde a sua apresentação há quase oito anos, devido principalmente à falta de padrões do setor, sem os quais os fabricantes hesitam em incorporar a capacidade de Li-Fi nos seus produtos. . Na esperança de mudar um pouco este panorama, a Signify fez uma parceria com a Ellamp Spa, empresa italiana especialista em transportes públicos, para desenvolver sistemas que usariam o Li-Fi para fornecer entretenimento a bordo e, eventualmente, conectividade à Internet. O conjunto de sistemas da Signify, chamado Trulifi, oferece velocidades até 150 Mbps, com transferência contínua de uma luminária para outra no espaço de uso. A empresa alega também que a Trulifi consegue conectividade point-to-point de até 250 Mbps. A equipa alemã de futebol Hamburger SV (HSV) instalou um sistema Trulifi em parte do centro de imprensa do seu estádio para aliviar os problemas de saturação de Wi-Fi que os jornalistas experienciavam no ambiente sobrecarregado. Os jornalistas recebem um dispositivo USB que, quando conectado a seus portáteis, permite a transmissão e receção do sinal Li-Fi sempre que se encontrem dentro do alcance de luminárias equipadas com o transciever. Para este último teste, a Signify está a trabalhar com a Ellamp Spa para equipar autocarros com ecrãs touch nas costas dos assentos, onde os passageiros podem usar os controles para solicitar refeições, ajustar o ar condicionado e os níveis de luz, e aceder a entretenimento. Segundo a Signify, uma das vantagens do Li-Fi sobre o Wi-Fi nestes veículos é que o Li-Fi garante um sinal mais estável que não é afetado pelo solavanco dos equipamentos. Recentemente, a Air France implementou Li-Fi de forma pontual num voo comercial de Paris para Toulouse, num teste que conseguiu resultados variados. "Estamos à beira de uma nova era de conectividade", refere Olivia Qiu, diretora de inovação da Signify. “Imaginem ter conectividade confiável, segura e rápida onde quer que haja luz. É esta a promessa da Trulifi - a capacidade de oferecer às pessoas a mesma experiência de conectividade segura e de alta qualidade, estejam elas em terra ou a bordo de um autocarro, comboio, ou avião". |