A recente aquisição da A Atlatec trás à Bosch acesso às tecnologias mais inovadoras de mapas digitais de alta resolução, indispensáveis enquanto sensor adicional para uma condução autónoma segura e descontraída.
A Bosch está a expandir o seu conhecimento em condução autónoma e a fortalecer a sua posição de mercado com uma aquisição. A Atlatec GmbH, com sede em Karlsruhe, na Alemanha, passará a fazer parte da divisão Bosch Cross-Domain Computing Solutions como empresa operada de forma independente. A Bosch e a Atlatec já assinaram acordos nesse sentido. A Atlatec é um dos fornecedores mais inovadores do mundo de mapas digitais de alta resolução para assistência ao condutor e condução autónoma. A empresa, que foi separada do Karlsruhe Institute of Technology em 2014, emprega cerca de 25 pessoas na Alemanha, Japão e Estados Unidos. “A aquisição planeada da Atlatec expande ainda mais a nossa experiência na área de mapas digitais de alta resolução e permite-nos ser ainda mais diversificados. Isto torna a Bosch a única empresa que pode oferecer aos seus clientes todos os componentes necessários para a condução autónoma – desde atuadores e sensores até software e mapas – a partir de uma única fonte. Estamos, portanto, a expandira consistentemente a nossa forte posição nessa área”, afirma o Dr. Mathias Pillin, presidente da divisão Cross-Domain Computing Solutions. “Na Bosch, encontramos o parceiro certo, à medida que damos o próximo passo para expandir ainda mais a nossa experiência em mapeamento digital”, explica Dr. Henning Lategahn, CEO da Atlatec GmbH. Foi acordada a não divulgação do valor de compra. A aquisição está sujeita à aprovação das autoridades antitrust.
Mapas digitais são sensor adicional para a condução autónomaOs mapas digitais de alta resolução desempenham um papel essencial para tornar as funções de condução autónoma seguras e fáceis de usar. A Atlatec oferece todos os blocos de construção necessários para o mapeamento de uma única fonte: o seu portfólio inclui não apenas o registo e processamento de dados, mas também a criação dos próprios mapas, bem como o controlo de qualidade necessário. Além dos sensores integrados com radar, vídeo e tecnologia ultrassónica, os mapas digitais são outro sensor indispensável na condução autónoma. As informações que eles contêm relacionadas com o ambiente em redor do veículo e eventos de tráfego vão muito além do alcance de deteção dos sensores de bordo de um veículo. Para a criação de mapas, a Atlatec desenvolveu uma solução escalável com caixa de sensores própria e software associado. Os dados brutos que esta solução recolhe são analisados usando inteligência artificial (IA) e enriquecidos com informações importantes, como sinais de trânsito e a nitidez das curvas, além de recursos estruturais, como vias para elétricos. Como os algoritmos de IA estão em aprendizagem contínua, a proporção de recursos rodoviários e ambientais detetados puramente pela IA cresce constantemente. Com base nas informações do mapa, um automóvel de condução autónoma pode, por exemplo, ajustar a sua velocidade em tempo útil antes de uma curva fechada. No desenvolvimento da condução autónoma, os mapas digitais desempenham um papel crucial desde o início. E quanto maior o grau de automação, mais de intimamente ligadas devem estar a criação de mapas e a programação da estratégia de condução. “O pacote de tecnologia da Atlatec GmbH para criar mapas de alta resolução torna a empresa um complemento ideal para a Bosch. A solução de mapeamento resultante é muito inteligente e ágil, o que a diferencia de outros fornecedores. Por exemplo, a IA que utiliza identifica e mapeia características da estrada, como rails de proteção e marcações da via com uma maior precisão e consistência. O pacote de tecnologia da Atlatec GmbH para criar mapas de alta resolução torna a empresa um complemento ideal para a Bosch. A solução de mapeamento resultante é muito inteligente e inteligente, o que diferencia outros fornecedores. Por exemplo, a IA ele usa identifica e mapeia características da pista, como graus de proteção e marcações de pista com a mais alta precisão e consistência. Isto permite-nos desenhar os nossos algoritmos da estratégia de condução de forma ainda mais precisa”, explica Dr. Stephan Hönle, vice-presidente sénior da unidade de Condução Autónoma na divisão Bosch Cross-Domain Computing Solutions. A Atlatec é também um complemento útil para a tecnologia de assinatura rodoviária da Bosch, que usa dados de multidão para permitir que veículos autónomos determinem a sua posição de forma exata com base em mapas digitais. A Bosch está a colaborar com sucesso com vários parceiros na área de condução autónoma e mapeamento. A Atlatec complementará essas parcerias.
Bosch está a trabalhar em todos os níveis de automação do SAE do Nível 1 ao 4Para a Bosch, a condução autónoma é uma área de negócio estratégica. A empresa é líder em inovação neste campo. Com sistemas de assistência ao condutor e a tecnologia de sensores necessária, lançou as bases para todos os níveis de automação num estágio inicial. A Bosch tem vindo a adotar uma abordagem dupla. Por um lado, com o objetivo de tornar a condução mais segura e descontraída, está a desenvolver soluções para veículos particulares com foco na assistência ao motorista e em sistemas parcial e condicionalmente automatizados (SAE Níveis 1 a 3). Por outro lado, a equipa de desenvolvimento da Bosch está também a trabalhar em soluções para níveis mais altos de automação, com foco em veículos de frota e novos modelos operacionais. No setor da logística em particular, a empresa vê aplicações atrativas e um enorme potencial de negócios para os sistemas de condução autónoma SAE Nível 4. Além disso, a Bosch já desenvolveu estacionamento sem assistência, a primeira função de condução autónoma pronta para produção que não requer de todo a participação de condutor. |