Acaba de ser lançado em San José, no Sillicon Valey, um projeto piloto para testar um serviço de carsharing com condução autónoma, fruto de uma parceria entre a Bosch e a Mercedes-Benz, que disponibilizou uma frota do seu modelo S-Class para o efeito
Monitorizados por um motorista de segurança, os carros autónomos circulam entre a zona oeste de San José e o centro da cidade, ao longo de San Carlos Street e Stevens Creek Boulevard. O serviço estará inicialmente disponível para um grupo seleto de utilizadores, que vão utilizar uma app desenvolvida pela Daimler Mobility para reservar uma viagem com os veículos automatizados S-Class da Mercedes Benz, partindo de um ponto previamente definido até ao local de destino. A Bosch e a Mercedes-Benz esperam que este teste possa fornecer insights válidos para o desenvolvimento do sistema de condução autónoma de nível 4/5. Ambos os parceiros esperam também obter mais informações sobre como os carros autónomos podem ser integrados num sistema de mobilidade intermodal que inclua transporte público e carsharing. Em meados de 2017, San José foi a primeira cidade dos EUA a convidar empresas privadas para realizar testes de campo para condução autónoma e analisar os crescentes desafios no tráfego rodoviário. Especialmente no congestionado tráfego da cidade, o sensor de 360 graus permanente que existe nos carros autónomos pode potencialmente aumentar a segurança, do mesmo modo que o seu cálculo de condução pode contribuir para melhorar o fluxo do tráfego. “Queremos descobrir mais sobre como os veículos autónomos podem ajudar as cidades a tornar o tráfego mais harmonioso e seguro, além de tornar a mobilidade mais disponível, sustentável e inclusiva”, refere Dolan Beckel, diretor de inovação cívica da cidade. “San José quer tornar-se uma cidade inteligente e adequar o seu sistema de tráfego ao futuro com tecnologias modernas e inovadoras. O projeto com a Bosch e a Mercedes-Benz é perfeito para isso”. “Para que a condução autónoma se torne uma realidade do dia-a-dia, a tecnologia tem de funcionar de maneira confiável e segura. E é aqui que precisamos de realizar testes como este do nosso projeto piloto em San José”, acrescenta Dr. Michael Fausten, chefe de engenharia para condução urbana autónoma da Bosch. |