O novo sensor MEMS, da Bosch, permite uma navegação ininterrupta e ajuda a retratar realisticamente os movimentos dos veículos
Provavelmente já aconteceu a todos pelo menos uma vez: conduzir numa cidade desconhecida e movimentada, e ter o sistema de navegação a falhar precisamente quando é mais necessário. Felizmente, esses dias acabaram, graças a um novo sensor MEMS da Bosch: o SMI230. Este sensor altamente preciso regista constantemente alterações na direção e velocidade do veículo, avalia as informações e transmite ao sistema de navegação. Aqui, as informações são combinadas com os dados posicionais do sistema global de navegação por satélite (GNSS) e usadas para navegação. Uma interrupção repentina no sinal do GPS – devido por exemplo a um túnel ou a um vale - faz com que o novo sensor da Bosch intervenha. "Quando o sistema de navegação está perdido, os sensores semicondutores da Bosch garantem que o carro não se perde", afirma Jens Fabrowsky, membro do conselho de gestão executiva da divisão da Bosch Automotive Electronics. O constante aparecimento de dados confiáveis sobre os movimentos dos veículos significa que o conhecido efeito "flip book" do ecrã do sistema de navegação faz parte do passado. Graças à combinação da posição do GPS e às informações do sensor, a seta de navegação no visor não dá mais saltos irrealistas nem muda repentinamente a orientação no seu caminho de um ponto para outro. "Os semicondutores são essenciais para a mobilidade moderna, e atualmente é impossível imaginar os carros sem eles", afirma Fabrowsky. A Bosch iniciou recentemente a produção do SMI230, e os primeiros clientes já estão a receber o sensor como equipamento padrão. Tecnologia do sensor na forma de chip – é esse o segredo para manter fluído o movimento da seta no mapa de navegação. Os especialistas referem-se a esses tipos de sensores como sistemas mico eletromecânicos ou sensores MEMS. Para gerar dados de alta precisão sobre o movimento do veículo, a Bosch reúne dois desses minúsculos sensores extremamente sensíveis - um para a aceleração do veículo e outro para a taxa de guinadas - num único compartimento. A força do SMI230 está nessa combinação. Além disso, a dupla de sensores alcança um extraordinário grau de precisão e pode detetar rapidamente alterações repentinas no movimento do veículo. “A Bosch detém uma experiência abrangente, inigualável em todo o mundo, no desenvolvimento e fabrico de semicondutores para aplicações automóveis. Isso ajuda-nos a desenvolver novas funções automotivas e a melhorar constantemente os próprios chips”, explica Fabrowsky. Graças aos dados do sensor SMI230, a exibição do mapa move-se suavemente em conjunto com o movimento do veículo. O mesmo se aplica a uma situação em que o sistema de navegação perde completamente a sua orientação devido a uma queda no sinal do satélite. "O sensor da Bosch resolve os pontos cegos da navegação do GNSS", diz Michael Rupp, gestor de produtos da Bosch Automotive Electronics. "Isso ajuda a determinar com precisão a posição do veículo, mesmo com um sinal de satélite fraco, e a fornecer orientações no momento certo para prosseguir ao longo da rota". Para fazer isso, o sistema de navegação analisa constantemente as mudanças na direção e velocidade do veículo, conforme detetadas pelo sensor Bosch, e transmite a posição do veículo para o mapa de navegação. A aquisição de dados é tão precisa que a exibição da posição do veículo permanece confiável, mesmo que o sinal de queda persista por algum tempo. Os chips semicondutores da Bosch são usados principalmente como sensores para sistemas de segurança e assistência ao motorista, mas também em aplicações de multimédia e conectividade, bem como em motores de força convencionais e elétricos. Os recursos do sensor SMI230 MEMS da Bosch não apenas melhoram a navegação, como também o tornam ideal para utilização em sistemas de gestão de frota e portagens, uma vez que essas áreas também exigem a deteção de movimento precisos. Além disso, o sensor é adequado para uso em sistemas de alarme de veículos devido à sua capacidade de detetar vibrações e impactos. Se houver um acidente – detetável através de valores de aceleração extremamente negativos (colisão) ou de um enorme movimento rotacional (inversão) - os dados do sensor podem também acionar o sistema automático de chamadas de emergência eCall. |