DB Schenker está a expandir os seus serviços de transporte marítimo ecológico através de uma parceria com a Mediterranean Shipping Company, compreendendo a poupança de mais 35.000 toneladas de CO2 ao longo de toda a cadeia de produção
A DB Schenker está a expandir os seus serviços de transporte marítimo ecológico através de uma parceria com a Mediterranean Shipping Company (MSC), a maior companhia marítima de contentores do mundo. Esta colaboração garante a utilização de 12.000 toneladas de biocombustível em toda a sua carga, incluido contentores refrigerados, contentores de carga completa (FCL) e contentores de carga fracionada (LCL). A quantidade de biocombustível adquirida é suficiente para poupar mais 35.000 toneladas de CO2 ao longo de toda a cadeia de produção. O equivalente a cerca de 30.000 contentores padrão (TEU) pode ser expedido com zero emissões de CO2, dependendo da forma como o combustível é utilizado durante a navegação. O acordo de compra, assinado este mês, representa um dos maiores acordos de redução de carbono entre um operador de transporte de mercadorias e uma companhia de navegação. Prevê a utilização de biocombustíveis sustentáveis certificados de segunda geração - derivados de óleos alimentares usados - em vez dos combustíveis marítimos convencionais de origem fóssil. Às 12.000 toneladas de biocombustível serão misturados entre 20-30%, resultando em aproximadamente 50.000 toneladas de biocombustível misturado para ser utilizado nos navios porta-contentores da MSC. O acordo permite à DB Schenker oferecer aos seus clientes um produto que viabiliza um envio sem emissões.
Certificado de redução de emissões para as pegadas de carbono dos clientesEsta parceria é o mais recente exemplo do compromisso da DB Schenker com a logística sustentável, e é outro forte contributo para o aumento da procura de combustíveis alternativos na indústria. À semelhança dos voos net-zero, que utilizam combustível de aviação sustentável (SAF), os consumidores podem agora reservar serviços de transporte marítimo de net-zero e receber um certificado anual de redução de emissões pela sua pegada de carbono. Este último significa que cada tonelada de biocombustível se acumula, independentemente de quaisquer requisitos legais e ordens de compra de combustível estabelecidas pela transportadora. Thorsten Meincke, membro do Conselho Global de Carga Aérea e Marítima da DB Schenker, explicou que, "em parceria com a MSC, estamos a oferecer aos nossos clientes uma solução cómoda e limpa, utilizando biocombustível marítimo de última geração para os ajudar a alcançar reduções adicionais de emissões. Fazêmo-lo porque acreditamos convictamente que é a coisa certa a fazer, e é por isso que pagamos adiantado na compra de biocombustível. Uma coisa é certa: quanto mais os clientes exigirem neutralidade climática ao longo da cadeia de abastecimento, mais rapidamente conseguiremos um transporte de contentores limpo". Já Caroline Becquart, vice-presidente sénior da MSC, assegurou que, "a descarbonização da navegação não é alcançada sozinha, e exige a colaboração entre empresas de navegação, empresas de logística e os respetivos clientes. A MSC Biofuel Solution é o nosso primeiro programa de redução de carbono certificado, reduzindo as emissões de carbono nas cadeias de abastecimento dos nossos clientes, acelerando a transição energética através da criação de procura de transporte marítimo de carbono zero e proporcionando reduções diretas de CO2. Estamos muito felizes por estabelecer esta parceria com a DB Schenker, com quem partilhámos ambições climáticas similares ao longo da nossa jornada comum em direção à Net Zero”. O biocombustível pode ser utilizado em operações habituais de transporte marítimo sem necessidade de ajustar as infra-estruturas do navio ou a cadeia de abastecimento, tornando-o uma solução particularmente conveniente. Como tal, foi concebido para beneficiar todos, passando da ambição à acção. A MSC fornece biocombustível sustentável, e os clientes beneficiam das poupanças de CO2, que são transferidas para toda a cadeia de valor do transporte marítimo. Isto diferencia o programa de iniciativas de compensação de carbono que se concentram em futuras reduções de emissões fora da indústria naval. |