A Alstom acaba de anunciar um novo marco histórico para o primeiro comboio do mundo 100% a hidrogénio, o Coradia iLint, que começou a ser utilizado no primeiro serviço de passageiros totalmente movido a hidrogénio, na Baixa Saxónia, na Alemanha.
A Alstom acaba de anunciar um novo marco histórico para o primeiro comboio do mundo 100% a hidrogénio, o Coradia iLint, que começou a ser utilizado no primeiro serviço de passageiros totalmente movido a hidrogénio, na Baixa Saxónia, na Alemanha. Este comboio regional funciona com um reduzido nível de ruído e liberta apenas vapor de água e condensação. O total de 14 veículos com propulsão a célula de combustível pertencem à LNVG, que já procurava alternativas aos comboios a diesel desde 2012, dando, assim, um impulso ao desenvolvimento de comboios inovadores na Alemanha. Outros parceiros desta estreia mundial são a empresa ferroviária e de transporte Elbe-Weser (evb) e a empresa de gás e engenharia Linde. “A mobilidade livre de emissões é uma das metas mais importantes para garantir um futuro sustentável e a Alstom tem a clara ambição de se tornar líder mundial em sistemas alternativos de propulsão para o setor da ferrovia. O primeiro comboio a hidrogénio do mundo, o Coradia iLint, demonstra o nosso claro compromisso com a mobilidade verde, conjugada com tecnologia de ponta. Estamos muito orgulhosos por integrar esta tecnologia num serviço de operação em série, como parte de uma estreia mundial, juntamente com nossos parceiros fantásticos”, afirmou Henri Poupart-Lafarge, CEO e Chairman da Alstom. Estes 14 comboios regionais da Alstom movidos a hidrogénio serão operados pela evb, em nome da LNVG, substituindo gradualmente outros 15 comboios a diesel. Serão abastecidos diariamente no posto de abastecimento de hidrogénio da Linde. Graças à sua autonomia de cerca de 1.000 quilómetros, as unidades múltiplas da Alstom do modelo Coradia iLint, que são livres de emissões em operação, podem funcionar o dia todo com apenas um tanque de hidrogénio na rede evb. Em setembro de 2018, iniciaram-se testes bem-sucedidos, com a duração de quase dois anos, com dois comboios de pré-série. Apesar dos inúmeros projetos de eletrificação existentes em vários países, uma parte significativa da rede ferroviária da Europa permanecerá não eletrificada a longo prazo. Em muitos países, o número de comboios a diesel em circulação ainda é elevado – mais de 4.000 na Alemanha, por exemplo. Até ao momento, a Alstom celebrou quatro contratos de fornecimento de comboios regionais movidos a células de combustível de hidrogénio. Dois na Alemanha – o primeiro para 14 composições Coradia iLint na região da Baixa Saxónia e o segundo para 27 comboios Coradia iLint na área metropolitana de Frankfurt; o terceiro contrato foi realizado em Itália, onde a Alstom está a implementar 6 comboios a hidrogénio Coradia Stream na região da Lombardia, com opção para mais 8; e o quarto contrato foi efetuado em França, para 12 comboios de hidrogénio Coradia Polyvalent, partilhados por quatro regiões francesas. Além disso, o Coradia iLint foi também testado com sucesso noutros países, como por exemplo, na Áustria, Holanda, Polónia e Suécia. |