A solução desenvolvida pela Indra facilita o pagamento direto nos torniquetes de acesso com cartões sem contacto (EMV) de crédito, débito ou telemóveis com NFC e cartão virtual, reduzindo a possibilidade de contágio por contacto com os equipamentos e o gasto de papel associado aos bilhetes tradicionais
A Indra desenvolveu para a Renfe (a operadora ferroviária espanhola) o primeiro projeto ferroviário de pagamento direto e acesso ao transporte com cartão bancário em Espanha, que permitirá a passagem de entrada e saída pelos torniquetes das estações da rede Urbana de Málaga através da aproximação do cartão sem contacto do banco e gerindo automaticamente o pagamento do bilhete correspondente. O novo método de pagamento será válido para o bilhete único, que é utilizado por mais de 80% dos passageiros da rede Urbana de Málaga. A Indra dotou de mais inteligência o sistema de bilhética implementado na Renfe, da família de soluções Mova Collect da Indra, para que seja capaz de reconhecer o cartão bancário no início e no fim da viagem além de aplicar o preço adequado, de acordo com as diferentes zonas da rede Urbana de Málaga. Este é um desenvolvimento avançado e pioneiro que coloca Málaga entre as poucas cidades do mundo que possuem esta tecnologia e facilita o pagamento direto nos torniquetes com cartão bancário sem contacto EMV, tanto de crédito como de débito, e através de telemóveis, com NFC e cartão virtual, que permitem o pagamento. Os cartões de transporte têm normalmente toda a informação do utilizador e fazem o registo cada vez que o utilizador atravessa um canal de entrada ou saída. Contudo, as informações do cartão de crédito são confidenciais, pelo que, para assegurar a privacidade, todas as informações devem ser geridas a partir do sistema central, ao qual deve ser dada inteligência para poder fazer o "matching", a correspondência entre a entrada e a saída. O acesso ao transporte com cartão bancário, que entrou em funcionamento no final de julho, permitirá à rede Urbana de Málaga uma poupança até 70% no papel utilizado na emissão de bilhetes, melhorando a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente. Contribuirá também para melhorar a segurança, reduzindo fraudes e custos operacionais, graças à maior facilidade do sistema e ao facto de, a médio prazo, serem necessárias menos máquinas de venda automática. Para além de tornar o acesso à rede Urbana mais ágil, cómodo, simples e flexível, a nova solução ajudará a proteger os cidadãos de um possível contágio pela Covid-19, uma vez que evita a utilização de dinheiro e contacto físico e reduz o tempo que passam na estação para adquirirem os seus bilhetes e passarem pelos torniquetes. Desta forma, a tecnologia da Indra permitirá à Renfe oferecer a mais alta segurança, operacionalidade e qualidade de serviço a passageiros ocasionais e turistas que utilizam a rede Urbana de Málaga e não têm cartão de transporte. Desta forma, tornar-se-á um instrumento essencial para mitigar o impacto da pandemia e fazer com que os turistas viajem com confiança nos transportes públicos e com a máxima garantia de segurança num dos principais destinos de Espanha, tanto de um ponto de vista urbano como regional.
Bring your own deviceO projeto realizado pela Indra para a Renfe significa uma evolução para novos modelos de interação com o cliente, mais abertos e mais cómodos para os utilizadores, que podem pagar com os seus próprios equipamentos, consolidando a tendência Bring your own device, que acelera na nova mobilidade. O novo sistema de acesso e pagamento através do cartão bancário EMV implementado pela Indra será compatível com o sistema atual através de cartões inteligentes específicos de transporte. A Indra é um parceiro tecnológico da Renfe, ao qual tem fornecido as soluções de bilhética mais avançadas nas últimas décadas. O novo desenvolvimento é um exemplo do empenho da Indra na inovação nos transportes e demonstra como a digitalização e a adoção de novas tecnologias podem responder à necessidade de um melhor controlo e de maiores medidas de segurança para combater a Covid 19, contribuindo também para transformar a experiência dos utilizadores e melhorar a sua confiança, bem como para uma gestão mais inteligente e sustentável. |