O primeiro posto de carregamento ultrarrápido (PCUR) no concelho de Évora foi inaugurado ontem, dia 21 de junho, integrando uma iniciativa da MOBI.E. O posto é operado pela Sunenergy e está situado no Parque das Portas da Lagoa. O Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, esteve presente na inauguração.
O novo posto de carregamento ultrarrápido (PCUR) para veículos elétricos foi inaugurado em Évora com a presença do Presidente da MOBI.E, Luís Barroso; do Diretor de Obra da Sunenergy, Carlos Morais; e do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado. Este é o sétimo PCUR integrado no Programa de Estabilização Económica e Social, aprovado pelo Governo, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, que visa instalar um conjunto de 12 infraestruturas semelhantes e de 9 hubs (constituídos por 9 postos de carregamento de várias potências), num investimento global superior a 3 milhões de euros. O primeiro PCUR no âmbito deste projeto foi inaugurado em Castelo Branco, em maio de 2021, seguindo-se Beja, Portalegre e Santarém, em 2022, além de Palmela e Vila Real, já em 2023. As próximas inaugurações estão previstas ainda este ano, nos municípios de Bragança, Guarda, Portimão, Sintra e Viana do Castelo. Luís Barroso, Presidente da MOBI.E, sublinha que “a MOBI.E continua a concretizar os objetivos deste projeto, com mais de metade das infraestruturas previstas já instaladas, de forma a contribuir para a coesão territorial ao nível da mobilidade elétrica em Portugal. É essencial, enquanto instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável, continuarmos a proporcionar o crescimento mais acelerado de uma rede abrangente em todo o território, de forma a facilitar cada vez mais a transição energética na mobilidade”.
“É um privilégio para a Sunenergy poder instalar e operar um PCUR numa cidade tão importante como Évora, Cidade Património Mundial e cujo estatuto constitui um elemento fundamental para a captação de turistas e visitantes. Tendo em conta também a sua situação geográfica, a instalação de um equipamento como este em Évora foi uma opção natural e permitirá que os utilizadores de veículos elétricos assinalem esta cidade como um ponto de paragem obrigatório nas suas viagens pelo Alentejo ou até mesmo de e para Espanha. Este será o primeiro equipamento para carga ultrarrápida na cidade e, como tal, é motivo de enorme orgulho e satisfação para a Sunenergy poder participar neste projeto.”, destaca o representante da Sunenergy, Carlos Morais. Com a entrada em funcionamento deste equipamento, o município de Évora passa a dispor de 25 postos de carregamento e 52 tomadas, de acesso público. A rede Mobi.E disponibiliza atualmente um total de 114 postos de carregamento ultrarrápido a nível nacional, geridos por diversos operadores privados. No geral, a rede de acesso público contabiliza cerca de 6.100 pontos de carregamento de veículos elétricos, de várias potências (normal, semirrápido, rápido e ultrarrápido). |