MOB
Os primeiros autocarros europeus de longa-distância movidos a hidrogénio

Os primeiros autocarros europeus de longa-distância movidos a hidrogénio

FlixBus projetou aqueles que diz serem os primeiros autocarros europeus de longa-distância movidos a hidrogénio

Um dos maiores operadores de autocarros de longa-distância na Europa está a investir em tecnologias de combustíveis alternativas. A FlixMobility prepara-se para testar autocarros movidos a hidrogénio em trajetos de longa-distância, tornando-se, segundo a própria organização, na primeira empresa no mundo a fazê-lo.

Para criar este projeto focado em sustentabilidade e mobilidade sem emissões de CO2, a empresa irá trabalhar com os especialistas em tecnologia da Freudenberg Sealing Technologies, com sede na Alemanha. As discussões iniciais com os produtores para desenvolver os autocarros neste sentido já arrancaram.

O verde não é apenas a cor dos autocarros e comboios da FlixMobility. Graças a uma frota moderna e elevada capacidade, os autocarros de longa-distância são um dos meios de transporte mais ecológicos disponíveis atualmente. Agora, a FlixMobility e o especialista tecnológico Freudenberg pretendem dar mais um passo na mobilidade sustentável.

André Schwämmlein, Fundador e CEO da FlixMobility, explica que “queremos desenhar o futuro da mobilidade. A frota moderna da FlixBus é já altamente amiga do ambiente; viajar de autocarro em longas-distâncias poupa cerca de 80% de emissões comparativamente a uma viagem de carro. Ainda assim, continuamos a perguntar-nos como é que poderemos tornar as viagens ainda mais sustentáveis. Depois de lançar três autocarros totalmente elétricos com sucesso, queremos agora desenvolver os primeiros autocarros movidos a hidrogénio, em conjunto com a tecnologia da Freudenberg, de forma a estabelecer mais um marco na história da mobilidade”.

Os primeiros E-bus em França e na Alemanha foram produzidos pela BYD e Yutong da China. A tecnologia de hidrogénio é agora uma oportunidade para os produtores de autocarro europeus que, assim, poderão participar no futuro da mobilidade sustentável. As primeiras conversações com os produtores de autocarros já se iniciaram para o projeto de autocarros movidos a hidrogénio da FlixBus.

Os veículos movidos a hidrogénio poderão percorrer cerca de 500km antes de reabastecer. O reabastecimento deverá levar um máximo de 20 minutos, uma vez que estará a ser colocado hidrogénio em vez de diesel. O desempenho deste tipo de autocarros, como a potência e aceleração, estará em linha com os padrões dos atuais autocarros de longa-distância.

Claus Möhlenkamp, CEO Freudenberg Sealing Technologies, refere que “um sistema híbrido que combine baterias com células de combustível de forma inteligente é especialmente prático para veículos pesados que fazem longa distância, uma vez que veículos puramente elétricos ainda não têm alcance para cobrir longas distâncias”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.