No projeto com financiamento público “Software-Defined Car” liderado pela Bosch, 13 empresas e instituições de investigação trabalham para desenvolver novos métodos e processos para o automóvel do futuro e o uso eficaz de dados
A TI nos carros é como uma orquestra que é acompanhada cada vez por mais músicos. Especialistas da indústria e da comunidade científica querem trabalhar em conjunto para criar regras e processos padronizados para que os vários participantes eletrónicos no veículo não fiquem fora de sincronia. Garantir a interação coordenada entre todos esses sistemas é essencial para que novas funções dentro e ao redor do veículo sejam desenvolvidas mais rapidamente no futuro e cheguem aos condutores com segurança ao longo da vida do veículo. É nisso que um total de 13 empresas e instituições de investigação têm vindo a trabalhar desde agosto de 2021, no projeto com financiamento público “Software-Defined Car” (SofDCar). “Com uma nova abordagem de software e dados, estamos a lançar as bases para uma flexibilidade muito maior ao lidar com novas funções e dados relacionados com veículos modernos”, explica Dr. Andreas Westendorf, que está a liderar o projeto no qual a Bosch é líder do consórcio. O projeto de três anos está a ser financiado com uma atribuição de cerca de 43 milhões de euros por parte Ministério Federal Alemão para Assuntos Económicos e Energia (BMWi). Os parceiros do projeto do lado da indústria incluem a BooleWorks GmbH, ETAS GmbH, Mercedes-Benz AG, P3 digital services GmbH, T-Systems International GmbH, Vector Informatik GmbH, ZF Friedrichshafen AG e, como parceiro associado, a agência estatal Baden-Württemberg e -mobil BW GmbH. Além disso, também participam conceituadas instituições científicas como a Universidade de Estugarda, o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automóvel e Motores de Veículos de Estugarda (FKSF), o Centro de Pesquisa FZI para Tecnologia da Informação e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT).
Gerir a complexidade dos dados e permitir atualizações contínuasAtualmente, alguns veículos já apresentam mais de 100 unidades de controlo e esta complexidade dos sistemas elétricos e eletrónicos e a sua arquitetura irá aumentar no futuro. No entanto, é imperativo gerir a complexidade, pois esta é a única forma de garantir que as funções de um veículo possam ser atualizadas a qualquer momento da sua vida útil - que pode ser de até 20 anos - e, assim, permanecer seguro. Mais do que nunca, é necessário um conjunto de regras que regem a interação harmoniosa dos vários componentes eletrónicos e sistemas dos automóveis. O objetivo do projeto SofDCar é estabelecer regras e processos para controlar todas as atualizações e evoluções de software no futuro, bem como uma metodologia funcional consistente e de segurança de TI à qual devem aderir. Isso vai evitar que programas individuais interfiram uns com os outros e garantir que funcionam corretamente no sistema, sem erros. “O projeto SofDCar assumiu a tarefa de mapear a “selva” de TI que existe no automóvel. O nosso objetivo é trazer ordem que é fundamental para os processos de criação e manutenção de software para o domínio do veículo por meio de modernas cadeias de ferramentas de desenvolvimento entre empresas e métodos DevOps”, afirma Westendorf. Isso permitirá funções e métodos de segurança mais complexos, que também são necessários para funcionalidades como a condução autónoma.
Um novo gémeo digital para a arquitetura de veículos do futuroParte do projeto envolve o desenvolvimento de um gémeo digital alargado - uma imagem virtual dos dados de desenvolvimento e tempo de execução do veículo. No futuro, esse gémeo englobará os dados distribuídos pelo veículo e na cloud desde o momento em que um veículo é fabricado até ser eliminado. Isto é algo que vai mais além do que até aqui conhecemos como significado do termo gémeo digital: pela primeira vez, este cobre todo o ciclo de vida de um veículo moderno e inclui o domínio da cloud, aplicações, sistemas de back-end e sistemas de desenvolvimento. O plano do projeto é garantir um fluxo de informações único e ininterrupto de dados de veículos e versões de software em todos os bancos de dados e servidores. Isso tornará mais fácil e mais rápido implementar atualizações de software e novas funções e serviços digitais a qualquer momento. “O gémeo digital é o parceiro otimizado de TI do veículo, transformando-o num dispositivo eletrónico moderno também na cloud”, reforça Westendorf. |